Quero parabenizar a todas as mulheres neste que é um dia de conquista, mas também para nós cobrarmos, pois nesse exato momento temos maternidades abarrotadas e mamães sentadas em uma poltrona para ter neném

O Dia Internacional da Mulher, comemorado todo 8 de março, foi motivo da maioria dos pronunciamentos da sessão plenária desta quarta-feira, quando os parlamentares estaduais enumeraram as Leis aprovadas na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), em favor da proteção e direitos da mulher amazonense. A presidência da Sessão Ordinária, desta quarta-feira (8), foi alternada pelas deputadas Alessandra Campêlo (PSC), Mayra Dias (Avante) e Joana Darc (União Brasil).

O presidente da Aleam, Roberto Cidade (UB), destacou que neste dia, a presidência foi ocupada somente por deputadas mulheres, bem como a inauguração da galeria de parlamentares mulheres.

“Agora são vinte mulheres que já tiveram a honra de serem eleitas deputadas estaduais. Isso é um avanço e fico muito feliz e agradeço a Deus por estar presidindo mais uma vez a Assembleia Legislativa neste momento em que temos a maior bancada feminina da história”, comemorou.

Citando seus projetos apresentados e que defendem os direitos da mulher, o deputado João Luís (Republicanos) falou sobre o PL que veda na administração pública direta e indireta em qualquer dos poderes do Amazonas a nomeação em cargo em comissão ou ainda de função gratificada de pessoas que tiverem sido condenadas nos últimos cinco anos nas condições previstas da Lei Maria da Penha.

“Também é de nossa autoria um projeto que estabelece obrigatoriedade de bares, restaurantes e casas noturnas a dar toda assistência a mulheres que se encontram em situação de risco no local, adotando medidas auxiliares para a sua proteção”, alertou.

O deputado Daniel Almeida (Avante) também homenageou as mulheres pela passagem do seu dia. “Esse dia é todo dedicado a elas que são os amores da nossa vida, são as pessoas mais importantes dentro do nosso lar. Todos os seres vivos, todos os seres humanos foram gerados no ventre materno feminino. Quero homenagear aqui a todas as mulheres”, disse.

O deputado Wilker Barreto (Cidadania) contou que reuniu com todas as mulheres que trabalham em seu gabinete para uma homenagem. “No cotidiano, temos mulheres colaboradoras que ajudam na construção deste mandato, desta nossa caminhada.

Quero parabenizar a todas as mulheres neste que é um dia de conquista, mas também para nós cobrarmos, pois nesse exato momento temos maternidades abarrotadas e mamães sentadas em uma poltrona para ter neném”, denunciou.

A deputada Alessandra Campêlo (PSC) destacou a cerimônia de aposição das fotografias das parlamentares mulheres da 20ª Legislatura. Ela enfatizou que a galeria é uma homenagem, mas também um símbolo de resistência e mostra o quanto é duro e é difícil às mulheres conquistarem espaço na vida pública e mandatos políticos.

O deputado Thiago Abrahim (UB) também prestou homenagem às mulheres. “Embora hoje seja um dia especial, também é um dia de reflexão. Quero deixar a minha contribuição, parabenizar todas as mulheres que são exemplos de luta, de determinação, de força, de conquista.

O lugar da mulher é onde ela quiser e eu quero externar minha contribuição. Estamos apresentando uma indicação ao Governo do Estado para a criação de um Centro Integrado de Atendimento e Combate à Violência contra a Mulher”, afirmou.

Fonte: ALE/AM