Precisamos de mais balsas, para que as pessoas não fiquem horas e mais horas na fila esperando”, afirmou

O deputado estadual João Luiz (Republicanos) chamou atenção nesta terça-feira (7), no plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) sobre a demora na travessia de balsas no Porto da Ceasa, em Manaus, ao município do Careiro da Várzea (distante a 28 km de Manaus).

“No último fim de semana fizemos exatamente o trajeto diário da população amazonense. Esperamos na fila, a balsa chegou, fizemos a travessia, mas o que nos chamou a atenção foi que esperamos de 7h50 até 10h, ou seja, mais de 2 horas. Isso nos mostrou que está faltando fiscalização naquele local”, disse o parlamentar.

Após o episódio, o deputado João Luiz explicou que entrou em contato com Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados e Contratados do Estado do Amazonas (Arsepam), onde foi informado que a responsável pela situação é a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ). “Eu não sei o que houve nesse início de ano para ocorrer essas demoras. As pessoas ficam esperando de 1 até 2 horas. Isso atrasa a vida das pessoas”, frisou.

O republicano durante o Grande Expediente fez um pedido que a ANTAQ e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Amazonas (DNIT-AM) realizem as fiscalizações nas balsas e no Porto da Ceasa.

“Precisamos de mais balsas, para que as pessoas não fiquem horas e mais horas na fila esperando”, afirmou.

O morador de Autazes, João Bentes, 68, contou que já ficou mais de 1 hora esperando a balsa no Porto da Ceasa. “Hoje (terça-feira), por exemplo, não tem nenhuma balsa chegando por aqui. Às vezes você tem um compromisso e horário para chegar, mas acaba se atrasando”, comentou.

Para o eletricista Marcos Paulo de Souza, a solução para essa problemática é que mais balsas deem suporte no local. “Geralmente tem atrasos aqui no Porto da Ceasa. O certo é que deveríamos ter balsas sempre em um intervalo de meia-hora”, concluiu.

Fonte: ALE/AM