Por tudo isso, convido os colegas deputados a aprovarem o Projeto Lei, em razão de grande benefício às pessoas com dislexia no Estado do Amazonas

O deputado estadual Cabo Maciel (PL), membro da Comissão de Saúde e Previdência da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), apresentou Projeto de Lei que estabelece o atendimento especializado para pessoas com dislexia nas provas realizadas pelo Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM).

A dislexia é uma condição que faz parte dos transtornos da aprendizagem, portanto, representa prejuízos para o desenvolvimento e a capacidade de apreender conteúdos escolares.

O parlamentar explica que a condição da dislexia não prejudica a atividade prática da condução, que não depende de conhecimentos científicos. “Conduzir veículos corretamente demanda a memorização de comportamentos, coisa que a dislexia não priva o portador, mas segundo os especialistas demanda mais tempo para escrita e leitura, algo que precisa ser observado na hora de aplicação das provas. Por tudo isso, convido os colegas deputados a aprovarem o Projeto Lei, em razão de grande benefício às pessoas com dislexia no Estado do Amazonas”, declarou.

Caso aprovado, o Projeto de Lei (PL) prevê que os candidatos precisam apresentar laudo médico ou de profissional especializado comprovando a condição e que o atendimento especializado se dará por tempo adicional de uma hora para resolução das provas.

Dislexia

A dislexia está relacionada à aprendizagem da leitura e da escrita, podendo envolver também alguns sintomas perceptíveis na oralidade. Também se incluem entre sintomas a inversão de letras ou números, problemas de memória e interpretação equivocada de textos.

Fonte: ALE/AM