O fortalecimento do turismo como matriz econômica do Amazonas foi um dos pontos abordados nesta quarta-feira, 22/3, em Brasília (DF), pela deputada estadual Débora Menezes (PL-AM), durante reunião com a ministra do Turismo, Daniela Carneiro, juntamente com o deputado federal Fausto Jr. (União-AM), o presidente da Empresa Estadual de Turismo do Amazonas (Amazonastur), Gustavo Sampaio e a diretora de Negócios e Eventos da autarquia estadual, Laena Porto.

Durante o encontro, foram discutidos itens que reforçam a cadeia turística em todo o Amazonas, e que beneficiam tanto os atores do setor quanto os turistas, como internet de qualidade, promoção e sinalização dos atrativos de cada município, além do fortalecimento da infraestrutura turística.

“Com o potencial e belezas naturais que o Amazonas possui, o turismo deve ser tratado como prioridade, para que a cadeia turística seja fortalecida e assim, possamos impulsionar uma nova matriz econômica para o Estado”, observa Débora.

A potencialidade dos eventos com atrativo turístico como, o Festival Folclórico de Parintins, o torneio de pesca do tucunaré em Nhamundá, bem como algumas atividades que também incrementam o setor, como o uso de flutuantes para hospedagem, também foram apresentados à ministra.

CAS

Ainda em Brasília, a deputada Débora Menezes também tratou de outro tema importante para o Amazonas, a edição 308 da reunião ordinária do Conselho Administrativo da Suframa (CAS), que acontece na próxima sexta-feira, 24, em Manaus, e que contará com a presença do ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços e vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.

“Esta semana será muito importante para o nosso Estado, com a visita do ministro e vice-presidente da República Geraldo Alckmin presidindo em Manaus, a reunião do CAS. É o momento de assegurarmos que a reforma prometida pelo governo Lula, não afete o modelo Zona Franca de Manaus. Precisamos estar atentos para que o texto que já tramita no Congresso, não comprometa a nossa competitividade”, observa a parlamentar.

Ainda segundo Débora, a vinda de Alckmin também servirá para que seja cobrada a nomeação definitiva de um superintendente para a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), que desde o fim de dezembro de 2022, está sendo administrada interinamente.

Uma pauta contendo 44 projetos industriais e de serviço, totalizando em torno de R$1,5 bilhões em novos investimentos, e a geração de 2 mil empregos, deverá ser apreciada durante a reunião do CAS.

Fonte: ALE/AM