A deputada Joana Darc (União Brasil) se colocou à disposição dos professores e demais profissionais da Educação e afirmou concordar com suas reivindicações

A Sessão Ordinária, desta terça-feira (7) na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), teve como destaque as reivindicações dos professores e profissionais da Educação pública estadual.

Presidente da Comissão de Educação, o deputado Cabo Maciel (PL) informou sobre a instalação da comissão técnica. De acordo com o parlamentar, sua intenção é contribuir com a defesa da categoria dos professores e profissionais da Educação.

Ele também esclareceu que manteve contato com a Associação dos Administrativos da Educação (Avamseg), com o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado do Amazonas (Sinteam) e o Sindicato dos Professores e Pedagogos de Manaus (Asprom Sindical) para conhecer a pauta de reivindicação da categoria e me comprometi de estreitar a relação entre os sindicatos e a associação administrativa com a secretaria de Educação.

“Marcamos uma reunião para a próxima quarta-feira (8) entre os representantes dos trabalhadores da Educação com o Governo do Estado”, anunciou.

Em seu pronunciamento, o deputado Wilker Barreto (Cidadania) parabenizou o deputado Cabo Maciel por fazer a interlocução entre os sindicatos e o governo estadual e lembrou o problema do plano de saúde dos profissionais de educação , o Hapvida, que não atende os trabalhadores do interior. “A Hapvida não estava prestando serviço para os professores do interior, mas estava recebendo 80 milhões de reais todo ano. Eu sou j

a favor do plano de saúde, mas um plano de saúde que o professor de Itamarati ou de outra cidade tenha direito de ter, além do mais, por que o professor da mativa tem direito ao plano, mas o aposentado não?”, questionou.

A deputada Joana Darc (União Brasil) se colocou à disposição dos professores e demais profissionais da Educação e afirmou concordar com suas reivindicações. “Esse é o caminho correto, buscar o diálogo aqui através da Assembleia Legislativa. Fiz questão de participar da Comissão de Educação como membro titular para aprender e contribuir. Contem com nosso apoio, não temos o poder da caneta, mas temos o poder da voz, então estou aqui à disposição”, disse.

“Também nos colocamos à disposição para poder dialogar e construir dias melhores para a classe dos professores. Como vice-presidente da Comissão de Educação, me coloco à disposição para dialogar e construir dias melhores. Todos nós passamos pela sala de aula, médicos, advogados tiveram que passar pela sala de aula, cientistas e políticos também tiveram que passar numa sala de aula”, afirmou o deputado João Luís (Republicanos).

No mesmo sentido, o deputado Delegado Péricles (PL) saudou os profissionais da Educação presentes na galeria da Aleam e afirmou que quer dialogar e buscar uma solução para as suas demandas.

Dependência Química

O deputado Daniel Almeida (Avante) falou sobre uma ação de que participou no último fim de semana ao visitar algumas ruas de Manaus e se deparar com um grande número de dependentes químicos.

“O quadro que encontramos foi muito triste de ver, uma situação em que essas pessoas são invisíveis aos olhos da sociedade. Passamos por elas e não as vemos, nós passamos por elas e não damos conta da gravidade do problema”, alertou.

Almeida declarou ainda que a situação está se alastrando por todos os municípios do Amazonas. Segundo o deputado, o dependente químico é um cidadão que necessita de saúde e moradia, direitos previstos na Constituição, que não estão sendo respeitados.

Apagão de internet

O deputado Mário César Filho (União Brasil) subiu à tribuna para denunciar o apagão acontecido

no último fim de semana, em Manaus, que atingiu clientes da operadora Claro.

“Estamos encaminhando requerimento, via Comissão de Defesa do Consumidor (CDC-Aleam), para que a Claro explique à população do Amazonas o porquê desse apagão de internet”, declarou.

Porto da Ceasa

O deputado João Luís chamou atenção com relação a travessia do porto do Ceasa ao município do Careiro da Várzea (distante a 28 km de Manaus).

Segundo o parlamentar, no último fim de semana, a população se viu prejudicada por conta de atrasos de até duas horas na travessia.

“Esperamos duas horas na fila. Até viaturas da Polícia Militar e da Rodoviária Federal tiveram que esperar junto conosco. Isso nos mostrou que está faltando fiscalização naquele local”, denunciou.

Unale

O deputado Comandante Dan (PSC) anunciou que foi escolhido presidente da Comissão de Justiça e Segurança Pública da União dos Legislativos e Legisladores Estaduais (Unale).

“Buscarei honrar a indicação e cumprir a missão que recebi, bem como ao assumir a presidência da Comissão de Segurança Pública aqui na Assembleia Legislativa do Amazonas”, prometeu.

Fonte: ALE/AM