Queremos trabalhar a representatividade e o acesso a recursos com outras organizações da sociedade civil e do poder público

O deputado Cristiano D’Angelo (MDB) apresentou o projeto de Lei nº189/2023 que dispõe sobre as diretrizes para o fortalecimento do cooperativismo da agricultura familiar no Amazonas. A propositura tem a intenção de promover a inclusão e desenvolvimento sustentável para as famílias rurais.

Para Cristiano, essas diretrizes vão incentivar a participação das cooperativas em feiras e eventos locais, regionais e nacionais, como forma de ampliar sua visibilidade e acesso a novos mercados. “Além de mais visibilidade aos produtores, também queremos estimular por meio de políticas públicas que ofereçam incentivos financeiros e técnicos para esse fortalecimento”, acrescenta.

As cooperativas são organizações que reúnem produtores para fortalecer sua capacidade de negociação e comercialização, além de promover o desenvolvimento econômico e social das comunidades locais.

Na justificativa do PL também estão as orientações para capacitação e treinamento gestores de cooperativas e dos próprios cooperados, visando o aprimoramento da gestão e da produção, bem como a ampliação da capacidade de negociação e comercialização.

No pós-pandemia, a queda do PIB, o aumento da taxa de desemprego e da fome, a ampliação do papel da agricultura familiar e suas cooperativas são fundamentais para a retomada de um desenvolvimento sustentável. Portanto, é imperioso promover junto ao cooperativismo políticas públicas para o acesso aos ativos e aos serviços rurais, aos recursos de capital de giro e investimentos em logística e agroindústria.

“Queremos trabalhar a representatividade e o acesso a recursos com outras organizações da sociedade civil e do poder público”, argumenta o parlamentar que é presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária, Pesca, Aquicultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (Comapa).

Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente

Cristiano D’Angelo é natural de Manacapuru (93km da capital), filho de agricultores, desde os 16 anos de idade é empresário no ramo da agricultura e pecuária. Até hoje, é um forte incentivador do desenvolvimento econômico, cultural e social da região metropolitana de Manaus. Cumpre seu primeiro mandato, na 20ª Legislatura do Estado do Amazonas, além de ser presidente da Comapa, também é vice-presidente da Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento e titular da Comissão de Ciência, Tecnologia, Comunicação, Informática e Inovação.

Fonte: ALE/AM