Finalizamos mais um relatório quadrimestral onde a SES precisa, obrigatoriamente, expor seus gastos em saúde para a Assembleia Legislativa, sobretudo, para a Comissão de Saúde

Em reunião realizada nesta segunda-feira (13), a Comissão de Saúde e Previdência da Assembleia Legislativa do Amazonas (Alean), presidida pela deputada Dra. Mayara Pinheiro Reis (Republicanos) recebeu a equipe da Secretaria de Estado da Saúde (SES/AM), para apresentação do Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA).

Para a presidente da Comissão, a reunião é uma oportunidade de acompanhar o investimento de recursos, os resultados e identificar pontos de fragilidade que precisam ser fortalecidos.

“Finalizamos mais um relatório quadrimestral onde a SES precisa, obrigatoriamente, expor seus gastos em saúde para a Assembleia Legislativa, sobretudo, para a Comissão de Saúde. Essa apresentação está prevista em lei e é muito importante para que possamos avaliar como está a saúde no Amazonas e quais áreas precisam de atenção especial. Nosso intuito sempre será priorizar a melhoria da qualidade do atendimento da população amazonense”, justificou Dra. Mayara.

Na oportunidade, Mayra chamou a atenção, novamente, para a dificuldade enfrentada para habilitação de leitos no Amazonas e falou sobre a necessidade de avaliação dos critérios utilizados pelo Governo Federal para envio de recursos para a região.

“A problemática sobre a habilitação dos leitos no estado precisa de uma solução, por isso, chamei a atenção das autoridades pertinentes e presentes na reunião, para que uma análise seja feita de acordo com as limitações e desafios peculiares da nossa região e possamos assim receber mais recursos do Governo Federal.

Ano passado fizemos uma grande audiência pública pela Comissão de Saúde da UNALE para discutir porque o Teto MAC da região Norte e Nordeste é diferente das demais regiões do país. Precisamos, em definitivo, resolver isso, e fazer com que o Estado do Amazonas tenha prioridade no financiamento do SUS”, explicou a deputada.

Anoar Samad, falou sobre os problemas enfrentados junto ao Ministério da Saúde para habilitação de UTIs aéreas no estado e sobre as soluções estudadas pela SES para levar atendimento especializado para as unidades do interior.

“A UTI aérea no Amazonas é um problema sério, pois não conseguimos habilitação junto ao Ministério da Saúde. As autoridades de saúde do país precisam entender as dificuldades do fator amazônico para concretização de projetos.

Para habilitarmos esses atendimentos no interior precisamos ofertar 27 especialidades, por isso, estamos na luta pela implementação do atendimento via telemedicina nos municípios. Temos profissionais extremamente preocupados com a saúde da população e empenhados em tentar fazer com que os projetos caminhem”, afirmou o Secretário.

Finalizando a reunião, Mayara colocou suas emendas parlamentares à disposição da SES e solicitou uma nova reunião para tratar sobre os entraves e problemáticas da saúde no estado, entre eles os relacionados à saúde da mulher, uma de suas principais bandeiras no Parlamento Estadual.

Fonte: ALE/AM