Violette não jogava uma partida oficial há quase dez meses por conta de conflitos no país

Uma partida que vai entrar para a história do modesto futebol haitiano. Assim pode ser definido o jogo em que o Violette, mesmo perdendo por 2 a 0 para o Austin, dos Estados Unidos, conseguiu a classificação para as quartas de final (após vencer por 3 a 0 na ida) do principal torneio da região, a Liga dos Campeões da Concacaf — entidade que reúne times da América do Norte e Central —, que dá uma vaga no Mundial de Clubes da Fifa.

A história começou na semana passada, quando o time haitiano voltou aos gramados para uma partida oficial após quase dez meses — em decorrência dos conflitos internos no país. Sem poder jogar em casa por conta da violência, a equipe teve de mandar o jogo de ida, na terça-feira passada, na República Dominicana, único vizinho em ilha que forma os dois países.

O resultado foi um surpreendente 3 a 0 para os mandantes. Porém, ainda viria a maior dificuldade: grande parte do elenco do Violette teria o visto de entrada nos Estados Unidos negado pouco antes da chegada do elenco ao país para o jogo de volta, nesta terça-feira.

Segundo o portal “Trivela”, na temporada passada, o Cavaly, que seria o representante do Haiti na competição, desistiu da Concachampions por não conseguir os mesmos vistos para realizar a viagem aos Estados Unidos.

Com apenas 12 jogadores à disposição, o elenco do Violette desembarcou em Austin. As regras da competição, porém, impedem que um time comece uma partida com esse número de relacionados, o que fez com que o time tivesse de inscrever em pouco tempo mais jogadores para formar o mínimo para a realização da partida.

Com a bola rolando, o Violette segurou o Austin no primeiro tempo, indo com o 0 a 0 para o intervalo. Logo no início do segundo tempo, porém, Sebastián Driussi abriu o placar para os donos da casa. Aos 18, o argentino ampliou o placar, aumentando o drama do Violette.

O time haitiano, porém, conseguiu segurar o Austin, que teve 76% de posse de bola e 35 finalizações, e conquistou a classificação para a próxima fase do torneio, mesmo com o 2 a 0 contra.

O torneio já se inicia nas oitavas de final, com 16 times na disputa. Com a classificação, o Violette, agora, aguarda o resultado do jogo de volta entre León, do México, e Tauro, do Panamá, para conhecer seu adversário nas quartas — o time mexicano venceu na ida por 1 a 0 fora de casa.

Com mais de 100 anos de história, o Violette é um dos mais tradicionais clubes do país, tendo conquistado por sete vezes a liga nacional e sido campeão da Liga dos Campeões da Concacaf em 1984.


Fonte: O GLOBO