Interdições foram realizadas em decorrência dos estabelecimentos estarem funcionando sem documentações exigidas pelos órgãos fiscalizadores

Cinco estabelecimentos envolvidos na compra e venda de sucatas foram interditados, nesta sexta-feira (10), pela Central Integrada de Fiscalização (CIF), durante fiscalização. As interdições foram realizadas em decorrência dos estabelecimentos estarem funcionando sem documentações exigidas pelos órgãos fiscalizadores.

Durante as ações, o funcionário de um dos empreendimentos foi detido por posse de entorpecente para consumo pessoal.

O chefe do Departamento de Tecnologia da Secretaria Executiva Adjunta de Planejamento e Gestão Integrada (Seagi), tenente-coronel Marco Gama, informou que as fiscalizações ocorreram em bairros das zonas Leste e Norte da cidade e tiveram como alvos locais denunciados por suspeitas de irregularidades.

“Fazendo o monitoramento, percebemos que grande parte desses furtos são de materiais que são vendidos em sucatas e a maioria delas estavam concentradas na Zona Leste de Manaus. A partir daí, comunicamos a necessidade da fiscalização”, informou o tenente-coronel.

Ao todo, 18 estabelecimentos foram visitados. Deste total, cinco foram interditados por falta de alvará de funcionamento. Além do documento, outras irregularidades foram encontradas por agentes do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), como a falta do Auto de Vistoria do órgão.

"Todas notificadas com prazo de sete dias para comparecerem à diretoria de atividades técnicas para regularização para retirada do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. Verificar todos os procedimentos administrativos para primeiro fazer um projeto de combate a incêndio, provar esse projeto e consequentemente se regularizem com a emissão do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros”, explicou o sargento Sidney Teixeira.

Além de não terem documentação para funcionamento, o Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (IPEM-AM), aplicou sanção por conta das desconformidades encontradas nas balanças usadas pelos comerciantes.

“No dia de hoje, o Instituto de Peso e Medidas verificou 11 instrumentos, fizemos a apreensão de duas balanças e duas interditadas, tendo um balanço geral de nove estabelecimentos fiscalizados”, informou o supervisor técnico Davi Alberto.

Durante a fiscalização, na rua das Tulipas, no Jorge Teixeira, um funcionário foi detido pelas equipes da Secretaria Executiva Adjunta de Operações (Seaop), por posse de entorpecentes.

Ele foi encaminhado ao 14° DIP, onde foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO).

Fonte: G1/AM