Somente em Rio Branco, 5,5 mil pessoas ficaram desalojadas — a maior parte delas já voltou para casa. Previsão é de mais chuvas no domingo

Os ministros Waldez Góes (Desenvolvimento Regional) e Marina Silva (Meio Ambiente) visitam neste domingo áreas dos estados do Amazonas e Acre que estão sendo afetadas por tempestades ao longo da semana. Pela manhã, os dois desembarcaram em Rio Branco (AC) e sobrevoaram áreas alagadas. 

Na capital acreana, pelo menos 5,5 mil pessoas já estiveram desalojadas — com a baixa dos igarapés, parte delas já voltou para casa. Atualmente, cerca de 1.500 estão em abrigos no município. Os ministros estavam acompanhados pelo governador Gladson Cameli (PP) e pelo prefeito da capital, Tião Bocalom (PP).

Waldez Góes e Marina Silva se colocaram à disposição para apoiar as ações de resposta e de atendimento à população. A ministra do Meio Ambiente destacou ainda a importância do envio pelo governo federal de técnicos para auxiliar os estados e municípios na elaboração de um plano de ação.

—Muito importante essa abordagem do governo do presidente Lula de mandar os técnicos para ajudar as prefeituras e até mesmo o governo do estado a desenhar os projetos — afirmou Marina em declaração à imprensa.

O governo federal reconheceu no sábado a situação de emergência em Rio Branco. Este é o primeiro passo para permitir que o governo federal realize ações de assistência, como transferência de recursos para situações emergenciais.

A primeira medida será com ações de assistência humanitária para Rio Branco, com a transferência de R$ 1,43 milhão. Esses valores serão, inicialmente, para a compra de cestas básicas, kit de higiene , kit limpeza e colchão.

— Sábado, trabalhando no ministério, conseguimos reconhecer (a situação de emergência) e publicar no Diário Oficial e trabalhar o primeiro plano, que é o plano de ajuda humanitária. Primeiro porque muitos planos podem ser feitos. Ajuda humanitária diz respeito à alimentação, água, higiene pessoal, mas tem depois restabelecimento e reconstrução—afirmou Waldez Góes.

De acordo com a Defesa Civil do estado, cerca de 32 mil moradores de 36 comunidades foram afetados pela forte chuva. Na sexta-feira, o número de ocorrências atendidas pelo Corpo de Bombeiros na capital passava de 800.

Neste final de semana, a previsão é de pelo menos mais 100 milímetros de chuva, com alta possibilidade de inundações no estado, sobretudo na capital. A maior preocupação neste momento é com o Rio Acre, cuja profundidade chega a 16 metros por conta das intempéries.

De lá, Góes seguirá para Manaus (AM) para visitar mais áreas alagadas. Ele também acompanhará ações de ajuda e recuperação que estão sendo desenvolvidas na região. O ministro estará acompanhado pelo governador Wilson Lima (União) e pelo prefeito David Almeida (Avante). A cidade está em "estado de atenção" por conta das chuvas.

De acordo com nota da gestão municipal "o alerta de perigo consiste em chuva entre 50 e 100 milímetros e ventos intensos (60 a100 quilômetros por hora), além de um alto risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores e alagamentos".

De acordo com o mesmo comunicado, a Defesa Civil do Município recebeu 67 ocorrências só no início da manhã deste sábado. Elas são referentes a risco de desabamento, deslizamento de terras e alagamentos.


Fonte: O GLOBO