Altineu Côrtes (RJ) diz esperar que ex-presidente volte ao país até o fim do mês

O ex-presidente Jair Bolsonaro mantém contato e tem dado orientações aos deputados do PL, seu partido, durante a temporada que está passando nos Estados Unidos, para onde embarcou no dia 30 de dezembro do ano passado. 

Na maior parte das vezes, ele procura os correligionários para tratar sobre pautas da costumes. Na semana retrasada, porém, entrou em ação para pedir que os parlamentares se mobilizassem contra o aumento de preço dos combustíveis implementado pelo atual governo.

O líder do partido na Casa, deputado Altineu Côrtes (RJ), afirma que os contatos de Bolsonaro são feitos diretamente com os integrantes da bancada, sem passar pela liderança. 

Como revelou a colunista do GLOBO Bela Megale, o ex-titular do Palácio do Planalto também passou a articular sua tropa para botar de pé uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar responsabilidades a respeito dos ataques do dia 8 de janeiro. O plano é tentar implicar autoridades federais por omissão.

— A distância é só física. Muitos deputados falam com Bolsonaro por telefone, têm relações semanais, sim. O Valdemar Costa Neto, presidente do partido, também fala com ele semanalmente. Eu não tenho tido contato com ele, falo mais com o (senador) Flávio e (deputado) Eduardo.

De acordo com Altineu, o ex-presidente compartimenta as orientações. Costuma acionar Flávio para levar questões relacionadas ao partido e ao Senado e Eduardo quando precisa tratar de temas relativos à Câmara.

— Com o Flávio, debatemos os assuntos do partido, com Eduardo, da Câmara. As opiniões do Bolsonaro sobre a bancada se concentram sobre as pautas de costume, mas, recentemente, os aumentos dos combustíveis e a volta dos impostos pautaram as conversas dele com os deputados — resume.

A permanência de Bolsonaro nos EUA, longe do dia a dia da política nacional, tem gerado críticas de aliados, que cobram a presença do ex-presidente para engrossar as trincheiras da oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ontem, Flávio Bolsonaro chegou a publicar nas redes sociais que o pai voltaria ao Brasil neste mês: "Bolsonaro vem aí". Minutos depois, ele apagou a postagem.

Questionado se a distância física mantida por Bolsonaro não irrita a bancada, Altineu disse apenas acreditar que ele retomará até o final de março.

— Torcemos para que ele volte logo. Bolsonaro não tem medo, é um cara corajoso — afirmou.

Amigo pessoal do ex-presidente há duas décadas, o deputado Alberto Fraga (PL-DF) afirma que Bolsonaro mantém contato para se fazer presente

—Ele quer se manter presente, vivo, né? Mesmo longe. Então, está em contato constante com a bancada — afirma Fraga.


Fonte: O GLOBO