O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e a presidente do PT Gleisi Hoffmann tiveram uma conversa sobre o tuíte publicado por ela, na semana passada, no qual defendeu, em tom agressivo, a manutenção da desoneração dos combustíveis.

Na conversa, segundo aliados de ambos, Haddad pontuou que Lula não assumiu a desoneração de combustíveis como compromisso de campanha e destacou que isso era diferente da discussão da política de preços da Petrobras, criticada pelo presidente. O ministro afirmou ainda que havia um “problema de método”.

Em resposta a Haddad, a presidente do PT afirmou que estava defendendo seu ponto de vista sobre o assunto. Na sua postagem, Gleisi escreveu que reonerar os combustíveis agora seria “penalizar o consumidor, gerar mais inflação e descumprir compromisso de campanha".

Para integrantes do governo, a publicação colocava pressão no próprio Lula, que ainda estava discutindo o tema. Haddad dividiu a mesma percepção com interlocutores e encarou a mensagem como uma afronta direta de Gleisi, como mostrou a coluna.

A solução foi a reoneração parcial dos combustíveis, o que selou Haddad como o vitorioso da batalha. A avaliação de aliados do ministro da Fazenda é que a presidente do PT seguirá como voz ativa de oposição a Haddad no partido.


Fonte: O GLOBO