Marcelo Serafim e Sassá da Construção Civil trocaram acusações durante discussão envolvendo o recolhimento de assinaturas para a CPI da Águas de Manaus

Os vereadores Sassá da Construção Civil (PT) e Marcelo Serafim (PSB) protagonizaram um bate boca durante homenagem ao ex-governador Amazonino Mendes em sessão plenária, na segunda-feira (13), na Câmara Municipal de Manaus (CMM) . Os dois trocaram acusações sobre o recolhimento de assinaturas para a instalação da Comissão de Inquérito Parlamentar (CPI) da Águas de Manaus.

O petista subiu à tribuna da Câmara no momento em que os vereadores dedicavam a sessão a homenagens ao ex-governador, falecido no domingo (12), em São Paulo. Em determinado momento do discurso, Sassá deixou as homenagens de lado, e passou a cobrar os colegas a darem prosseguimento da CPI da concessionária de abastecimento de água.

Entre os motivos alegados pelo petista para a instalação da CPI, ele destaca o valor elevado das faturas; a cobrança de 100% de taxa de esgoto sem que a empresa realize o serviço; e o fato da concessionária desrespeitar moradores ao quebrar calçadas e ruas para realizar reparos.

Durante o discurso, o vereador afirmou que há parlamentares pressionando colegas a não assinarem o documento para investigar a empresa.

"Não fica jogando xaveco para os colegas não assinarem não, porque eu vou para a imprensa e falo o nome de tudinho que fica fazendo chantagem com nossos colegas aí. Porque vocês foram votados com o mesmo voto que eu fui, o voto do povo de Manaus. Durante a campanha, prometem mundos e fundos para o povo, e agora estão calados por quê? Então vamos assinar, a CPI é do povo de Manaus. É o povo de Manaus que tá pagando caro pela água, 100% de esgoto. Aqui, eu não tenho rabo preso, nem com governador, nem com prefeito", discursou Sassá.

Já no fim de sua fala, Marcelo Serafim retrucou o petista, que se exaltou e iniciou uma série de acusações ao colega

“Você [Marcelo] é um que não assinou a CPI, é você, você não assinou por quê? Por que não assina a CPI? Você não vai falar, não, eu não falei seu nome. Porque você para falar aqui, nessa Casa, você é um leão. Você é uma pessoa sem caráter, você é um vendedor aqui dentro. Me respeite, aqui dentro, tá bom? Me respeite, me respeite, sabe por quê? Eu não citei seu nome aqui, não. Então você chega de palhaçada que comigo o buraco é mais embaixo”.

Ao subir à tribuna, Marcelo Serafim rebateu Sassá e acusou o petista de manter relações promíscuas com empresas contratadas para obras públicas.

“Vossas Excelências me conhecem, muitos divergem de mim, mas sem caráter, eu não sou. Não sou que fui em empresas, extorquir empresas em troca de obras, não fui eu quem foi em empresas. Vossa Excelência lave a sua boca, todo mundo conhece o modus operandi de Vossa Excelência. Vossa Excelência tinha 12 assinaturas, chegou aqui nesse plenário e disse que tinha rasgado o papel da CPI, e agora volta com essa história. Vossa Excelência precisa de assinatura? Diga o fator determinante que você terá a 14ª assinatura", disse o peessebista.

O g1 questionou Marcelo Serafim sobre qual esquema ele se referia em seu discurso, e, quais providências adotou como parlamentar e agente público. A reportagem também questionou o deputado Sassá da Construção civil sobre as acusações do colega, e também aguarda retorno. Por fim, o g1 também solicitou posicionamento da empresa Águas de Manaus.

Homenagens a Amazonino

O protocolo da sessão na CMM foi alterado para que todos os vereadores pudessem se pronunciar sobre a morte do ex-governador Amazonino.

A reunião ocorreu no plenário Adriano Jorge da Casa Municipal. De 41 vereadores, 39 estiveram presentes para a sessão considerada de honra por parte dos vereadores.

A sessão foi aberta com Hino Nacional, seguida de um minuto de silêncio e uma salva de palmas. Imagens do ex-governador foram repassadas no telão do parlamento municipal e uma sessão de aplausos.

O presidente da Casa, vereador Caio André (PSC), destacou que em virtude do decreto de luto oficial, as bandeiras do parlamento estão a meio mastro e uma moção está sendo assinada por todos os vereadores em homenagem à família de Amazonino. Ele falou sobre a grandiosidade do político para o Amazonas.

“O governador Amazonino Mendes foi um estadista, que construiu a sua carreira política voltada em prol da população da cidade de Manaus e do estado do Amazonas, alguém muito inteligente, que trouxe muitos ensinamentos, formou grandes políticos no estado e na cidade de Manaus e a vida dele por si só pública é um ensinamento a todos os políticos de Manaus e não é diferente comigo”, afirmou Caio André.

Fonte: G1/AM