Rodrigo Pacheco foi reeleito. Entre senadores que apoiaram a reeleição do político, estão Eduardo Braga (MDB) e Omar Aziz (PSD)

O senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) foi reeleito, na quarta-feira (1º), presidente do Senado da República pelos próximos dois anos. Ele recebeu 49 votos, enquanto o adversário Rogério Marinho (PL-RN) obteve 32. Entre os que apoiaram a reeleição do político estão Eduardo Braga (MDB) e Omar Aziz (PSD), ambos senadores pelo Amazonas.

Eduardo, que também é líder do MDB no Senado, já havia sinalizado nas redes sociais que apoiaria a reeleição de Pacheco e chegou a costurar acordos para que a bancada do seu partido desse ampla maioria de votos ao psdista. Segundo Eduardo, Pacheco era o "candidato da democracia".

Quem também ficou ao lado de Pacheco foi o senador Omar Aziz. Ele celebrou a vitória do aliado pelas redes sociais:

"Rodrigo Pacheco é o equilíbrio no leme do Congresso Federal. A vitória mostra a força da democracia e a resistência das instituições brasileiras. Construímos juntos um Senado plural e vamos manter a luta por um país cada vez melhor, mais forte e mais justo para os brasileiros".

Desde o início da disputa à presidência do Senado, o senador Plínio Valério já havia sinalizado que votaria em Eduardo Girão, do Podemos do Ceará. No entanto, Girão retirou a candidatura momentos antes da eleição para apoiar Rogério Marinho.

Plínio não postou nas redes sociais se acompanharia o apoio de Girão ao colega do PL. Pelas redes, ele apenas parabenizou aos estreantes no Congresso:

"Parabéns aos novos colegas que tomaram posse hoje na Câmara e aqui no Senado. Desejo que percorram um caminho de sucesso e bons serviços prestados aos que aqui os colocaram".

Fonte: G1/AM