Autoridades ainda não conseguiram identificar todas as vítimas do tremor de magnitude 7,8 que atingiu a região

O devastador terremoto que atingiu a Turquia e a Síria na segunda-feira já deixou mais de 25 mil mortos nos dois países, de acordo com um novo balanço divulgado pelas autoridades neste sábado. Mais de 130 horas após a tragédia, as equipes de resgate ainda seguem nas buscas por sobreviventes nos escombros.

Funcionários e médicos detalharam que 21.848 pessoas morreram na Turquia, e 3.553, na Síria. Com isso, o total de óbitos confirmados até o momento chega a 25.401. Com o passar das horas, as chances de encontrar sobreviventes nos destroços das áreas afetadas pelo sismo são cada vez menores. 

Este é um dos tremores mais potentes a atingir a região em décadas e já integra a lista dos terremotos mais mortais do século XXI.

O especialista em terremotos Övgün Ahmet Ercan, da Universidade Técnica de Istambul, avalia que cerca de 180 mil indivíduos possam estar presas nos escombros. O cálculo foi feito com base no número de edifícios destruídos, informou a revista inglesa The Economist na terça-feira. Estima-se que aproximadamente 6 mil prédios foram derrubados com o desastre.

O abalo sísmico aconteceu às 4h17 do horário local (22h10 no horário de Brasília), quando grande parte da população estava em casa, dormindo. A tragédia ocorreu a uma profundidade de 17,9 km, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). O epicentro foi localizado no distrito de Pazarcik, na província de Kahramanmaras, no Sudeste da Turquia, a cerca de 60 km da fronteira com a Síria.

Um forte abalo secundário de magnitude 7,5 atingiu a região às 13h24 (7h24 no horário de Brasília), quatro quilômetros a sudeste da cidade de Ekinozu, de acordo com o USGS, somando-se a mais de cem que atingiram a região após o tremor de 7,8, de acordo com Ancara.


Fonte: O GLOBO