Documento diz que pelo menos 4.815 menores foram vítimas

Pelo menos 4.815 crianças foram abusadas sexualmente por integrantes da Igreja Católica portuguesa - a maioria por padres - nos últimos 70 anos. O relatório foi publicado nesta segunda-feira (13) pela comissão que investiga o assunto, acrescentando que as descobertas são a ponta do iceberg.

"(Queremos) prestar uma homenagem sincera àqueles que foram vítimas de abuso durante a infância e ousaram dar voz ao silêncio", disse o psiquiatra infantil Pedro Strecht, que presidiu a comissão. "Eles são muito mais do que uma estatística."

Strecht afirmou ainda que os 4.815 casos foram o número "mínimo absoluto" de vítimas de abuso sexual por membros do clero em Portugal desde 1950.

A maioria dos abusos (77%) foi cometida por padres e a maioria das vítimas era de homens, disse Strecht, acrescentando que foram abusados em escolas católicas, igrejas, casas paroquiais e confessionários, entre outros locais.

A maior parte dos abusos sexuais ocorreu quando as crianças tinham de 10 a 14 anos, sendo que a vítima mais jovem tinha apenas dois anos de idade.

José Ornelas, chefe da Conferência Episcopal, assistiu à apresentação do relatório final e responderá às acusações. A Igreja já havia dito que estava preparada para "tomar as medidas apropriadas".

A Igreja Católica portuguesa foi abalada no ano passado por casos de suposto acobertamento de abuso sexual, inclusive por bispos que permanecem ativos em cargos na instituição. A comissão disse que está preparando uma lista de padres acusados que ainda trabalham.


Fonte: Agência Brasil