No fim de janeiro, o COI propôs que atletas russos e bielorrussos possam participar dos Jogos Olímpicos usando uma bandeira neutra

Os atletas russos deveriam se posicionar publicamente contra a guerra na Ucrânia para poderem participar dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, disse o prefeito de Kiev, Vitali Klitschko.

"Os atletas russos e bielorrussos não podem participar dos Jogos Olímpicos em Paris se não disseram 'não' à guerra. Se o fizerem publicamente, podem, mas eles têm medo", declarou nesta segunda-feira (13), em entrevista à AFP.

"A cada atleta russo: diga ao seu governo, ao presidente russo, que pare com essa guerra sem sentido", acrescentou o prefeito da capital ucraniana, que considera que não se pode ser "neutro enquanto pessoas, mulheres e crianças são mortas".

O presidente Volodimir Zelensky pediu, repetidamente, a exclusão dos atletas russos e bielorrussos da competição em Paris, porém, o Comitê Olímpico Internacional (COI) propôs, no final de janeiro, que estes esportistas possam participar mediante o uso de uma bandeira neutra.

Em uma carta datada de 31 de janeiro, o presidente do COI, Thomas Bach, denunciou as ameaças da Ucrânia de boicotar a competição caso os atletas russos participassem, garantindo que a maioria dos comitês nacionais olímpicos percebe estas "pressões" como "extremamente infelizes".

"Terei o maior prazer em convidar Thomas Bach à Ucrânia para que ele possa ver com seus próprios olhos as aldeias destruídas, os mortos e feridos", reagiu Klitschko.

"Ou você não entende ou joga o jogo da Rússia, não tem explicação", acrescentando que só é possível estar "a favor" ou "contra" a guerra.

O ministro dos Esportes da Polônia, Kamil Bortniczuk, disse, no início de fevereiro, que esperava que cerca de 40 países se opusessem à participação dos atletas russos e bielorrussos.

Na semana passada, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo, visitou Kiev e se mostrou favorável à exclusão dos atletas "enquanto houver guerra" na Ucrânia.


Fonte: O GLOBO