Durante a visita, a parlamentar confirmou a informação de que o convênio que estava atrasado foi liberado e que os funcionários foram pagos

A deputada estadual, Mayra Dias (Avante), durante sessão plenária, no último dia 16, demonstrou preocupação com a situação dos funcionários do Hospital Padre Colombo, em Parintins (distante 369 quilômetros de Manaus), que naquele momento estavam com os salários atrasados. As reclamações chegaram à parlamentar que usou a tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) para expor sua preocupação.

Em Manaus, a parlamentar conversou informalmente com o governador Wilson Lima, com o objetivo de marcar uma audiência para tratar do tema. Em Parintins, nesta quinta-feira (23/02), Mayra Dias foi até o Hospital Padre Colombo onde visitou todos os setores, conversou com pacientes e reuniu com o diretor Frei Alberto e com a gerente de enfermagem, Natália Sá. O hospital é filantrópico administrado pela Associação e Fraternidade São Francisco de Assis na providência de Deus, por meio de convênio com o governo do Amazonas.

A Unidade de Saúde é especialista nos atendimentos de obstetrícia e neonatologia, recebe pacientes regulados do Sistema Único de Saúde (SUS) o que representa 95% dos atendidos, os demais 5% são de atendimento particular e o recurso angariado contribui com a manutenção do hospital.

Durante a visita, a parlamentar confirmou a informação de que o convênio que estava atrasado foi liberado e que os funcionários foram pagos. Mayra Dias colocou seu mandato à disposição para contribuir com a gestão da unidade de saúde. “Sabemos da grande importância da unidade para a população de Parintins e do baixo Amazonas, por isso coloco meu mandato à disposição para contribuir e ajudar da melhor forma possível”, disse.

Frei Alberto enalteceu a importância da visita e do acompanhamento da deputada Mayra Dias. “Com o apoio da deputada Mayra e da visita que ela faz vamos ter um apoio ainda maior junto à assembleia, junto ao estado do Amazonas para que possamos levar saúde de qualidade e uma assistência humanizada para a nossa população”, afirmou.

A deputada Mayra Dias tem atenção especial voltada à saúde da mulher e da criança e sentiu-se muito feliz ao acompanhar a dedicação dos profissionais que visam sempre um atendimento digno e de respeito com as mulheres.

A enfermeira Natália Sá lembra que muitas das demandas atendidas pelo HPC são de municípios vizinhos do Amazonas e até do estado do Pará. “Nós buscamos nos tornar uma referência, porque as mulheres procuram nosso serviço justamente pelo respeito que elas têm durante o momento mais importante da vida delas, que é o parto”, conclui.

No mês de janeiro, o hospital Padre Colombo realizou um total de 7.500 atendimentos entre os serviços de exames laboratoriais, raio-x, ultrassonografia, ecocardiograma e eletrocardiograma. Foram mais de mil consultas ambulatoriais em várias especialidades médicas, 60 cesarianas e mais de 90 partos humanizados.

Fonte: ALE/AM