Presidente terá sequência de viagens para começar a inaugurar unidades de moradia popular

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva dará sequência na próxima terça-feira a uma série de viagens pelo país para tentar propagar uma agenda positiva de seu novo governo. Em visita à cidade de Santo Amaro, na Bahia, o petista vai relançar o programa Minha Casa Minha Vida.

No governo Jair Bolsonaro, o programa de moradia foi substituído pelo Casa Verde e Amarela. O foco da retomada do Minha Casa Minha Vida será a contratação e construção de imóveis para a chamada Faixa 1, voltada para as famílias de menor renda e cujo valor é quase todo subsidiado.

No sábado, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, fez uma viagem preparatória a Santo Amaro. Ele disse que o governo apostará em parcerias com estados e municípios para concluir obras paralisadas do programa. A ideia é que os entes possam fazer reparos e adequações nas áreas em que as obras estão avançadas. O ministro estabeleceu ainda uma meta até o final do ano.  

— Os estados são mais ágeis nesse tipo de reparo, vamos chamar assim, nessa conclusão. A ideia é contar com essas parcerias para ganhar celeridade e, quem sabe, até o fim do ano entregar todas essas 170 mil – disse o ministro.

Na quarta-feira, Lula irá a Sergipe para anunciar a retomada de um programa de obras em rodovias. No estado, o presidente vai visitar as intervenções para a duplicação da BR-101.

Na semana passada, o petista foi ao Rio inaugurar o Super Centro Carioca de Saúde, em Benfica, na zona norte da cidade. O presidente anunciou na ocasião um plano de investimentos na área da Saúde para reduzir a fila de espera por cirurgias no SUS.

Lula quer que o governo acelere entregas para a população rapidamente. O presidente avalia que se a nova gestão demorar para implantar políticas públicas, haverá cobranças da população.

O petista abordou o assunto na primeira reunião ministerial do novo governo no dia 6 de janeiro. Desde então, Rui Costa vem cobrando os colegas de Esplanada para que obras e programas sejam apresentados.


Fonte: O GLOBO