Atleta de 27 anos anuncia sua homossexualidade pelas redes sociais e recebe apoio de seu atual clube

Meio-campista do Sparta Praga, Jakub Jankto, nascido na República Tcheca, publicou um vídeo em suas redes sociais, nesta segunda-feira, assumindo sua homossexualidade. No emocionante relato, o jogador diz que quer viver sua liberdade sem precisar se esconder.

— Olá, sou Jakub Jankto. Como todo mundo, eu tenho meus pontos fortes. Eu tenho minhas fraquezas. Eu tenho uma família. Eu tenho meus amigos. Tenho um trabalho que tenho feito da melhor forma, há anos, com seriedade, profissionalismo e paixão. Como todo mundo, eu também quero viver minha vida em liberdade. 

Sem medos. Sem preconceito. Sem violência. Mas com amor. Sou homossexual e não quero mais me esconder — disse o jogador.

A mensagem de Jankto foi de forma clara, direta e de uma pessoa livre que quer dar um passo adiante em um mundo do futebol onde até agora poucos quebraram o silêncio sobre o assunto.

Jankto foi revelado pela Udinese e teve passagens por Ascoli, Sampdoria, Getafe e atualmente está emprestado para o Sparta Praga, primeiro clube de sua infância. Após o vídeo publicado, seu atual time fez questão de declarar apoio ao meio-campista de 27 anos.

"Jakub Jankto falou abertamente sobre sua orientação sexual com a direção do clube, treinador e companheiros de equipe há algum tempo. Todo o resto diz respeito à sua vida pessoal. Sem mais comentários. Sem mais perguntas. Você tem o nosso apoio. Viva sua vida, Jacob. Nada mais importa", escreveu o clube no Twitter.

O jogador, que sempre foi convocado para sua seleção nas categorias de base, fez parte do elenco da República Tcheca que chegou nas quartas de final da Eurocopa de 2020.

Lesionado, Jankto ficou de fora das duas últimas partidas do Sparta Praga no Campeonato da República Tcheca, contra o Mlada Boleslav e Bohemians. Atualmenta, seu clube ocupa a terceira colocação da competição.


Fonte: O GLOBO