Equipe da Unidade Local junto aos agricultores conseguiram finalizar trabalho com sucesso, apesar de fortes chuvas do início do ano

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), por meio da Unidade Local (UnLoc) de Vila Rica de Caviana, no município de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus), realizou nesta semana o escoamento de 100 cachos de pupunhas e mais de 500 quilos de açaí. Os produtos da comunidade, oriunda de projeto de assentamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), serão comercializados na capital, Manaus.

Finalizando a safra 2022 de pupunha, o gerente da UnLoc de Caviana, Jaime Gatenha, relatou que mesmo com algumas dificuldades, por conta das grandes chuvas neste período, a equipe da Unidade escoou aproximadamente 685 mil frutos do ano passado até este ano. Por outro lado, ele aponta que as chuvas intensas tiveram impacto na produção das comunidades.

“Em 2021 escoamos aproximadamente 3 milhões de frutos, e nessa safra de 2022 foram 685 mil, devido às grandes chuvas do período, assim dificultando até a logística do escoamento”, disse Jaime.

O Idam busca alinhar com a comunidade para que eventuais percalços sejam solucionados de maneira eficaz, de forma a não prejudicar o escoamento da produção. “Estamos conversados com a comunidade para auxiliar de modo eficaz o escoamento, sanando, sempre que possível, adversidades que surgem ao longo do processo de produção à comercialização”, pontou Gatenha.

Sobre o Idam

O Idam é uma autarquia estadual, integrante do Sistema Estadual de Produção Rural (Sepror), e tem como objetivo o desenvolvimento do setor primário, com atendimento direcionado às pequenas propriedades, identificadas dentro da modalidade Agricultura Familiar, que corresponde a mais de 90% da produção de alimentos no Amazonas. Está presente em todos os municípios do estado.

O escritório central do Idam funciona no bairro Japiim, zona sul de Manaus. O atendimento ao público é feito em todas as Unidades Locais nos 62 municípios. Em Manaus, a Unidade Local está situada na avenida Torquato Tapajós, Km 17, bairro Santa Etelvina.

Fonte: Agência Amazonas