As inscrições para a primeira turma do curso "Cuidadoso” do ano ocorrem nos segunda (27) e terça-feira (28), ou até o preenchimento das vagas

A Fundação de Apoio ao Idoso Dr. Thomas (FDT) anunciou a oferta de 80 vagas para o curso gratuito de "Cuidador de Idosos", em Manaus. As inscrições para a primeira turma do curso "Cuidadoso” do ano ocorrem nos segunda (27) e terça-feira (28), ou até o preenchimento das vagas.

O curso é realizado em parceria com a Escola de Serviço Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi) – vinculada à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad).

Pré-inscrição

A pré-inscrição estará disponível a partir das 9h de segunda-feira (27), no site da FDT, doutorthomas.manaus.am.gov.br. No endereço eletrônico, o candidato deverá preencher uma ficha com os dados solicitados, juntamente com o seu e-mail.

"Serão ofertadas 200 vagas nas pré-inscrições, porém somente 80 candidatos serão aprovados para participar do curso, sendo 40 para o turno matutino e 40 para o vespertino", explicou a Fundação Dr. Thomas.

A relação com os nomes dos 200 pré-inscritos será divulgada na sexta-feira (3), a partir das 9h, no portal da Fundação Dr. Thomas, com a data e horário agendado.

A relação final dos candidatos classificados será divulgada a partir do dia 20 de março, no portal da FDT: doutorthomas.manaus.am.gov.br.

A matrícula institucional acontecerá nos dias 23 e 24 de março, por meio do portal da Fundação Doutor Thomas, onde o candidato preencherá um formulário confirmando os documentos apresentados na realização da avaliação e entrevista. Não haverá taxa de matrícula.

Entrega de documentos

Nos dias 6 e 7 de março, o candidato deverá digitalizar e anexar no sistema os documentos de RG, CPF, certificado de conclusão do ensino médio, comprovante de endereço e comprovante da vacina contra a Covid-19.

"Todos devem ser apresentados em formato PDF e no tamanho máximo de 1 megabyte", informou a instituição.

Com a data agendada, o candidato deverá comparecer ao auditório do Parque Municipal do Idoso (PMI), na Rua Rio Mar, nº 1.324, bairro Nossa Senhora das Graças, Zona Centro-Sul, a partir das 9h, para a execução da avaliação, que ocorrerá nos dias 13 e 14 de março, no horário das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h.

Nesta fase, os candidatos vão passar pela equipe de psicólogos da FDT para realizar a avaliação, que será um questionário que inclui questões relativas às expectativas sobre o curso e entendimento prévio sobre o envelhecimento humano e, logo após, as entrevistas individuais.

Na ocasião, deverão obrigatoriamente estar com os seguintes documentos:

RG,
CPF,
certificado de conclusão do ensino médio (original e cópia) e
comprovante de vacinação contra a Covid-19.

Segundo a Fundação Dr. Thomas, o “Cuidadoso” é o curso mais completo de Manaus. A capacitação tem o objetivo de ensinar sobre todos os cuidados que o profissional deve ter com a pessoa idosa.

"Realizado desde 2009, o Cuidadoso já formou mais de 4 mil alunos, e a meta para 2023 é aumentar o número de profissionais, visando o bem-estar da terceira idade. O curso da FDT é referência e o mais procurado da capital, com o preenchimento rápido das vagas. Por isso, quem pretende se inscrever, deve ficar atento às datas”, reforçou a diretora-presidente da FDT, Martha Moutinho.

Início das aulas

O curso possui 320 horas de duração, sendo 220 horas de aulas teóricas e 100 horas de estágio supervisionado na FDT, contando com dez módulos que trabalham assuntos como ética do cuidador, patologias do envelhecimento, aspectos psicológicos, noções básicas de enfermagem e aspectos nutricionais.

As aulas acontecerão na galeria dos Remédios, localizada na Rua Miranda Leão, n° 82, com início no previsto para o dia 17 de abril para as duas turmas. O turno matutino será no horário das 8h às 12h; e vespertino, das 13h às 17h.

Para mais informações, os candidatos devem entrar em contato com a coordenadora do curso, Maria Sabelly, pelo número (92) 98844-5609.

Fonte: G1/AM