Sede do clube virou centro de distribuição de donativos para regiões afetadas pela tragédia

A volta aos treinos do Fenerbahce, depois do terremoto na Turquia e na Síria que matou mais de 36 mil pessoas, foi marcada por muita emoção. Não apenas por representar um recomeço depois de um trauma coletivo, mas também pelo envolvimento do clube com a população.

Uma faixa com os dizeres "A paz esteja com o nosso país!" foi estendida pelos atletas no campo antes do treinamento. Além disso, o capitão Mert Yandas fez uma chamada de vídeo com um jovem torcedor chamado Efe, que se recupera no hospital.

Ele mostrou ao garoto as instalações do clube e o apresentou a alguns membros do time e da comissão técnica. Entre eles, o treinador Jorge Jesus. O português tentou se comunicar com Efe. Mas, por não falar turco, só conseguiu enviar beijos para ele como forma de transmitir um pouco de carinho.

As atividades esportivas estiveram paralisadas na última semana nos clubes turcos. A rodada da liga nacional foi suspensa devido ao terremoto, e o retorno dos jogos está previsto para o próximo fim de semana. No entanto, as equipes das regiões mais afetadas foram autorizadas a se retirarem da competição. Na primeira divisão, foi o caso do Hatayspor e do Gaziantep.

O Fenerbahce e outros clubes transformaram parte de suas sedes em centros de recolhimento e distribuição de donativos para os atingidos pelo terremoto. As rivalidades, inclusive, foram deixadas de lado.

Desde a semana passada, caminhões com os escudos dos três clubes estampados na frente passaram a transportar mantimentos para as regiões afetadas. Uma forma de mostrar que eles estão unidos em prol de um tema maior.


Fonte: O GLOBO