A categoria quer pressionar o governo federal

Enfermeiros do Amazonas realizaram um protesto, em Manaus, nesta terça-feira (14). A categoria quer pressionar o governo federal para a aplicação do Piso Salarial da Enfermagem.

O grupo se manifestou contra a decisão do ministro Luís Roberto Barroso, que suspendeu a lei que fixou o piso salarial de enfermeiros em R$ 4.750, para os setores público e privado. O ministro cobrou a apresentação de fontes de custeio.

No protesto em Manaus, os enfermeiros apontaram que há projetos que norteiam o custo do piso salarial, mas que podem ser validadas por meio de Medidas Provisórias (MP), normas com força de lei editadas pela Presidência da República em caráter emergencial.

Enfermeira em dois locais, Silvia Carvalho, deixou o plantão para protestar contra a suspensão da lei para pressionar o governo federal para aplicação do piso salarial. Para ela, a área da saúde está sobrecarregada e desvalorizada.

"Nós estamos levando os hospitais nas costas. Nossa reivindicação aqui é nossas 30 horas e nosso piso salarial. Nós estamos lutando há 30 anos por nosso piso. Estamos aqui para reivindicar nossos direitos", disse a enfermeira.

A concentração para o protesto começou na Praça do Conjunto Eldorado, Zona Centro-Sul de Manaus. Depois, o grupo de enfermeiros caminhou até o prédio da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

Em Manaus, a manifestação é realizada pelo Conselho Regional de Enfermagem do Amazonas (Coren-AM), em conjunto com o Fórum de Entidades de Enfermagem do Amazonas (Feeam).

Fonte: G1/AM