Essa novidade soa como altamente relevante para o fortalecimento do Parque Industrial de Manaus (PIM), motivo pelo qual devemos lutar politicamente

O deputado Dr. George Lins (União Brasil) defendeu, nesta quarta-feira (15), a instalação de uma fábrica de semicondutores na Zona Franca de Manaus (ZFM). Segundo o parlamentar, a novidade geraria uma grande quantidade de empregos e colocaria o Amazonas na frente da liderança tecnológica do país. A fala foi repercutida durante discurso na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).

Os semicondutores são componentes eletrônicos capazes de conduzir correntes elétricas. Eles são matérias-primas para a produção de chips utilizados nos mais diversos aparelhos eletrônicos, como smartphones, videogames e computadores.

Nos últimos anos, a aplicação desse tipo de material no setor automobilístico cresceu devido à demanda por carros elétricos.

De acordo com o deputado, um decreto assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no último dia 8 de fevereiro, busca resgatar o Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec) – empresa estatal criada em 2008 para a produção de chips e semicondutores. A medida pode representar uma oportunidade na implantação de uma fábrica de semicondutores no estado.

“Essa novidade soa como altamente relevante para o fortalecimento do Parque Industrial de Manaus (PIM), motivo pelo qual devemos lutar politicamente, braços dados com o Governo do Estado, com a nossa bancada federal e as entidades empresariais pela instalação da fábrica de semicondutores e chips na cidade de Manaus”, destacou o deputado.

Geração de empregos

Segundo George Lins, trata-se de uma indústria próspera, que pode gerar um grande número de empregos com mão de obra altamente especializada na região.

“A fábrica, se instalada em solo amazonense, geraria uma ampla frente de empregos em áreas como produção, manutenção, engenharia, vendas etc. A demanda por semicondutores é crescente e esta fábrica colocaria o nosso estado na ponta da liderança tecnológica em toda a América Latina, no tocante aos semicondutores e chips“, finalizou o deputado.

A implantação da fábrica na ZFM ajudaria, ainda, a diminuir a dependência nacional por semicondutores e chips eletrônicos provenientes de fabricantes internacionais, principalmente de fabricantes asiáticos.

Fonte: ALE/AM