Aparecida, A Grande Família, Alvorada e Vitória Régia afinaram os últimos detalhes de suas apresentações no Sambódromo

Os ensaios técnicos das escolas de samba no Sambódromo têm o objetivo de fazer os últimos ajustes finos dos desfiles das agremiações para o dia da apresentação na Passarela do Samba. Este ano, contudo, os ensaios tiveram uma motivação extra: a comemoração pelo retorno do Carnaval aberto ao público no Sambódromo.

Na terça-feira (14/02), último dia de ensaios das escolas do Grupo Especial, passaram pela avenida do samba as escolas Mocidade Independente de Aparecida, A Grande Família, Unidos do Alvorada e Vitória Régia. Tanto os ensaios quanto os desfiles são promovidos pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa.

Para o mestre-sala da escola A Grande Família, João Costa, o ensaio técnico deste ano teve uma motivação diferente. “O ensaio de hoje é para reviver a essência. A galera está com saudade, está com sede, está com fome de Carnaval. O ensaio técnico deste ano, em especial, é a volta. É para dizer que o Carnaval não está morto e não vai morrer”, declarou.

O secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, ressalta que o retorno do Carnaval em seus moldes tradicionais significa mais que uma festa, é um período que movimenta a economia, desde os preparativos, ensaios, até a apresentação oficial.

“O Carnaval é uma manifestação artística que representa a nossa cultura e vai muito além de uma festividade. O desfile das escolas, por exemplo, movimenta toda uma cadeia econômica desde os preparativos até o dia da apresentação em si”, afirma.

Vendedora de churrasquinho e cachorro-quente, Ivanete Rodrigues de Souza, exemplifica o fomento econômico gerado pelo Carnaval. Posicionada na área de concentração das escolas nos dias de ensaio, comemorava o movimento.

“É uma oportunidade boa, que a gente só tem uma vez por ano, infelizmente. Gostaria que tivessem mais oportunidades como esta, de ganhar um dinheirinho extra. Nos ensaios já começa, graças a Deus”, comemorava.

Para Eduardo Gomes, passista da Mocidade Independente de Aparecida, o ensaio é também uma oportunidade da escola mostrar um pouco da qualidade que vai levar ao Sambódromo no dia do desfile.

“O ensaio técnico a gente faz no final de semana, lá na escola. Aqui, a gente vem para dar um show. Para mostrar que a escola vem com vontade de ser a campeã. Já estamos aqui arrepiados, esperando que tudo dê certo”, afirmou.

Fonte: Agência Amazonas