Novo informe é divulgado nesta segunda-feira (27/02)

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), vinculada à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), divulga, nesta segunda-feira (27/02), o Informe Epidemiológico com monitoramento cumulativo dos atendimentos de saúde durante o Carnaboi, no Centro de Convenções Prof. Gilberto Mestrinho – Sambódromo de Manaus. O informe está disponível em: https://bit.ly/3xSuTNn.

Foram 85 atendimentos realizados no sambódromo, sendo 31 no sábado (25/02) e 54 no domingo (26/02). Dos 85 atendimentos, 79 são de brincantes da festa e 6 de trabalhadores do evento. Todos são moradores de Manaus.

Dos 85 atendidos, 38 não informaram o status vacinal contra a Covid-19, 23 têm 4 doses, 23 têm 3 doses e 1 tem duas doses. São 40 mulheres e 44 homens, com idade entre 12 e maiores de 64 anos. Uma pessoa atendida optou por não informar o sexo, e 6 não informaram a idade.

Foram realizados 73 testes para detecção de Covid-19, dos quais 70 apresentaram resultado negativo e 3 positivos. Foram 4.440 pessoas atendidas nas ações de prevenção à saúde e 22.620 preservativos distribuídos. Também foram realizados 136 testes para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), sendo que 132 apresentaram diagnóstico negativo e 4 positivos.

Quadro clínico

As pessoas atendidas apresentaram os seguintes sinais e sintomas: coriza, dor de cabeça, tosse, dor na garganta, febre, mal-estar, tontura, falta de ar, arritmia e dor em membros. Foram realizados os serviços de atendimento médico e de enfermagem, além de aferição de pressão arterial e teste de glicemia. As hipóteses diagnósticas são Síndrome Gripal, crise hipertensiva e de ansiedade.

Para o monitoramento, a FVS-RCP executou as ações de Vigilância em Saúde para eventos de massa. Técnicos atuam realizando ações de prevenção contra ISTs, distribuição de preservativos, orientação aos participantes da festa, além de testagem para ISTs e Covid-19.

No desenvolvimento das ações de prevenção às ISTs nos dois dias do evento, também fizeram parte diferentes instituições: Fundação de Medicina Tropical – Dr. Heitor Vieira Dourado (FMT-HVD), Associação de Redução de Danos do Amazonas (Ardam), Rede Amizade, Associação de Travestis Transexuais e Transgêneros do Amazonas (Assotram) e Movimento Nacional das Cidadãs Positivas (MNCP).

Para prestar suporte à assistência em saúde durante o evento, a SES-AM dispôs de estrutura com equipe multiprofissional de saúde, incluindo médicos, enfermeiros e técnicos. A unidade de retaguarda para o evento foi o Serviço de Pronto Atendimento (SPA) do Alvorada, na zona oeste da capital.

Houve ainda, de prontidão, uma Ambulância de Suporte Básico (USB) e outra ambulância de Unidade de Suporte Avançado (USA), em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), para prestar socorro em casos de urgência e emergência.

Fonte: Agência Amazonas