Pude ver de perto a empatia e o amor que o senhor tem pelo Amazonas, pelas coisas e pelas causas do Amazonas

Durante Sessão Especial realizada, nesta quinta-feira (2), na Assembleia Legislativa (Aleam), o governador reeleito pelo Amazonas, Wilson Lima (UB), tornou-se oficialmente cidadão amazonense. A proposição foi iniciativa da deputada estadual Alessandra Campêlo (PSC), ainda em 2019, por meio da Lei Ordinária nº 4.965, de 21 de outubro de 2019.

A Sessão foi presidida pelo presidente da Casa, deputado Roberto Cidade (UB), que avaliou que o título concedido pela Aleam é merecido, dada à contribuição do mandatário com o Amazonas.

“O governador Wilson Lima é um homem que contribuiu muito com o estado. Este título só agrega mais responsabilidade a ele e enche de orgulho os deputados, porque percebemos que ele trabalhou realmente pelo povo amazonense ao longo destes últimos quatro”, afirmou.

Justificando a honraria, a deputada Alessandra Campêlo enalteceu a contribuição do homenageado para avanços em pautas que estão entre as prioridades do seu mandato: Assistência Social e Mulheres.

“Pude ver de perto a empatia e o amor que o senhor tem pelo Amazonas, pelas coisas e pelas causas do Amazonas. Entrei com o senhor em casas alagadas com água acima do joelho, muitas vezes na cintura, igual ao caboco que está dentro daquela casa alagada e que vive ali o risco de às vezes ser picado por uma cobra ou por outro bicho, mas não larga. O senhor teve coragem de entrar lá também”, disse Alessandra, referindo-se às ações do Governo do Estado na Operação Enchente.

A parlamentar do PSC também destacou as conquistas para as lutas das mulheres na gestão de Wilson Lima. Citou as novas Delegacias da Mulher e programas sociais, como Auxílio Estadual Permanente, Crédito Rosa e Dignidade Menstrual.

“Quero agradecer ao senhor pela sensibilidade com as mulheres. No Auxílio Estadual Permanente, mais de 95% das pessoas beneficiadas são mulheres chefes de família. As mulheres precisavam de mais Delegacias da Mulher e o senhor fez. As mulheres precisavam de absorventes higiênicos, que é uma necessidade básica, e o senhor enxergou isso”, justificou Alessandra Campêlo em sua fala na tribuna.

Em discurso, o governador agradeceu o título e reconheceu que chegou onde nunca tinha imaginado, além de relembrar os desafios impostos pela pandemia.

“Obrigado, Alessandra Campêlo, e obrigado aos deputados pela concessão desta honraria, que agora me pesa mais nos ombros”, disse.

Wilson Lima também recordou que, em 2018, teve uma votação expressiva, mas enfrentou a desconfiança de muitos que questionavam se ia dar conta de tamanha responsabilidade do cargo, sobretudo com os momentos difíceis da pandemia.

“Porém, não existe escola para Governador, a gente só aprende trabalhando. Toda a minha experiência de vida foi de paciência e resiliência e aqui reforço o meu compromisso de me dedicar de corpo e alma por quem vive neste estado”, declarou.

Biografia

Wilson Miranda Lima nasceu em Santarém, no Pará. Atuou como radialista desde os 17 anos, tendo se mudado para Manaus em 2006, quando passou a exercer a profissão de jornalista junto à TV A Crítica. Em 2010, assumiu o programa de rádio “Alô Amazonas”, tornando-se líder de audiência no Estado quando passou a estudar sobre políticas públicas, a fim de elaborar estratégias e soluções para os graves problemas enfrentados no Estado do Amazonas.

Fonte: Agência Amazonas

Em 2018, candidatou-se ao Governo do Estado para enfrentar os desafios de gerar qualidade de vida para o povo amazonense, quando obteve 58,50% dos votos válidos.

No último pleito, em 2022, conquistou mais uma vez a confiança dos amazonenses, obtendo 56,65% do total de votos para Governador, garantindo mais quatro anos de mandato.