Em 2023, a Assembleia ganhará um novo órgão: a Procuradoria Especial da Mulher

A deputada estadual Alessandra Campêlo (PSC) tomou posse para o terceiro mandato nesta quarta-feira (01/02) na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam). No mesmo dia, a parlamentar também foi eleita para o cargo de segunda vice-presidente na chapa aclamada para a Mesa Diretora da Casa.

Reeleita em outubro com 48.533 votos, a deputada falou sobre a expectativa para o terceiro mandato. Alessandra assumiu o primeiro mandato em 2014, consagrada nas urnas após a exitosa gestão à frente da Secretaria de Estado da Juventude, Esporte e Lazer (Sejel). De 2019 a 2022, já no segundo mandato, trabalhou bastante a pauta da defesa dos direitos das mulheres. Agora, Campêlo quer ir além nas proposituras legislativas.

“As minhas pautas prioritárias serão o aumento da rede de proteção às mulheres e a Assistência Social, com foco nas mulheres mais pobres e trabalhando também o empoderamento, a autonomia e o empreendedorismo. Obviamente, também vamos trabalhar Saúde, Educação e Segurança”, disse a deputada.

Novo órgão

Em 2023, a Assembleia ganhará um novo órgão: a Procuradoria Especial da Mulher. Uma das atribuições da procuradoria será acolher mulheres de todas as faixas etárias, vítimas de violência, de exploração sexual e/ou em situação de vulnerabilidade social, promovendo o atendimento especializado, humanizado e continuado, orientando-as e encaminhando-as para os diferentes serviços disponíveis para prevenção, apoio e assistência em cada caso particular.J

“Além disso, a Procuradoria vai trabalhar pela maior participação das mulheres na política e nos espaços de decisão. Vamos ainda sugerir, fiscalizar e acompanhar a execução de programas dos governos federal, estadual e municipais, que visem à proteção dos direitos da mulher e o enfrentamento à violência contra a mulher”, concluiu Campêlo.

Fonte: ALE/AM