Técnico tem alto nível de cobrança sem exposição pública como no Corinthians

Em quase um mês de Flamengo, tudo indica que Vítor Pereira já se encaixou melhor no trabalho desenvolvido pelo clube depois de um ano de decepção no futebol brasileiro à frente do Corinthians.

Com um estilo parecido com o de outro português, Jorge Jesus, o novo comandante se preocupou em chegar devagar, conhecer a estrutura e o ambiente dos jogadores, e aos poucos implementar as suas ideias.

De temperamento mais explosivo, embora bem menos espalhafatoso, cobra muito de todos nas atividades, só que não mais de forma pública e individualizada, como aconteceu no clube paulista. Tudo fica dentro da privacidade do Ninho do Urubu. Lá também há troca constante com profissionais do Flamengo, que entendem que o trabalho está no início, mas emite bons sinais. 

Há troca de ideias e aprendizado de ambas as partes, e o entrosamento com as lideranças dos setores começa a se estabelecer para que todos falem a mesma língua e haja entrosamento.

O perfil ambicioso e com personalidade forte agradou a um vestiário que pensa de forma parecida e tem atletas de peso e com história no clube. O técnico tem se preocupado em elogiar o espírito de grupo do elenco, mas ainda se adapta a alguns costumes locais dos atletas. Recentemente, pediu para que a oração antes do jogo fosse entoada mais devagar.

Para se aproximar mais rapidamente, Pereira fez ajustes em sua comissão técnica e acatou a chegada de profissionais com experiência. O principal deles é Mário Monteiro, preparador físico que trabalhou com Jorge Jesus no Flamengo, e caiu nas graças dos jogadores e da diretoria. Veio com VP também Rui Quintas, auxiliar com um jeito mais tranquilo no trato, motivador e trabalhador ao mesmo tempo.

Quintas foi o adjunto de Pereira no Porto na conquista do bicampeonato português entre 2011 e 2013. Seu último trabalho foi em 2021, no Salgueiros, clube da quarta divisão de Portugal.


Fonte: O GLOBO