Um vídeo mostra o muro de uma casa no condomínio de luxo em Alphaville desabando com a força da água

Fortes chuvas vêm causando estragos e mortes em alguns estados do país, como Goiás e São Paulo, nos últimos três dias. Em Goiânia e na Zona Leste paulista, motociclistas foram arrastados por enxurradas e acabaram morrendo. 

Na Chapada dos Veadeiros, um turista americano sumiu durante um temporal quando visitava uma cachoeira, em Alto Paraíso, e a suspeita é de que tenha sido levado por uma tromba d'água. A tempestade, inclusive, atrapalha o trabalho de buscas dos bombeiros.

Na capital paulista, no último domingo (29), as chuvas deixaram ruas da Zona Leste e Sul alagadas. O muro de uma casa em condomínio de luxo em Alphaville desabou. Somente na segunda-feira (30), o Corpo de Bombeiros diz que atendeu ao menos 5 ocorrências relacionadas a queda de árvores. Duas pessoas já morreram por conta da chuva em SP só no primeiro mês de 2023.

O turista americano Raul Jiménez está desaparecido desde sábado (28). Outras quatro pessoas que estavam com ele no mesmo grupo foram resgatadas na cachoeira Raizama, na Chapada dos Veadeiros, mas o homem não foi encontrado. 

Eles contaram que foram surpreendidos com o aumento repentino do volume de água da cachoeira por conta da chuva.Três turistas conseguiram alcançar uma das margens e se abrigar em local seguro. Outro, ficou ilhado, mas acabou conseguindo ser resgatado pelos bombeiros. Raul não conseguiu sair a tempo. 

O Corpo de Bombeiros faz buscas no local com cães, drones e de busca aquática especializadas, porém a busca está sendo dificultada pelas fortes chuvas e o alto volume das águas na região.

Morte e transtornos em Goiânia

Em Goiás, o corpo do motociclista Warley Melo Adorno, de 22 anos, foi encontrado depois de ele ser levado pela enxurrada no Setor Jardim América, na altura da Avenida C-107. O Corpo de Bombeiros fez vistorias às margens do córrego e utilizaram drones para tentar achar localizar a vítima. 

A sua moto foi achada perto do guarda-corpo da ponte. Já o corpo da vítima foi localizado nesta terça-feira (31) perto da Avenida Padre Wendel, na Vila Abajá, cerca de 4km de distância de onde foi visto pela última vez.

No domingo, as chuvas deixaram ruas completamente alagadas, causando estragos em um shopping da cidade de Goiânia. Ao menos cinco pessoas ficaram feridas após uma árvore cair na Praça do Sol.

Segundo o Corpo de Bombeiros, a árvore caiu em cima de barracas enquanto acontecia a Feira do Sol, os galhos atingiram carros estacionados, uma barraca e 5 pessoas, que tiveram ferimentos leves. Duas mulheres foram resgatadas após ficarem presas no carro que foi atingido pela enxurrada durante a chuva da tarde desta segunda-feira, na Avenida T-9 com a Avenida Afonso Pena, no Setor Jardim Planalto.

Ruas alagadas e desabrigados

Em São Paulo, a Defesa Civil informou que o coordenador estadual, Coronel Henguel, realizou nesta segunda-feira uma vistoria para avaliar os danos causados no município de Tatuí, onde há ruas alagadas e desabrigados. 

A cidade registrou danos em alguns prédios públicos e diversos pontos de alagamentos. Na noite de domingo, a Defesa Civil do Estado enviou 200 itens de ajuda humanitária, entre cestas básicas, colchões, kits de limpeza e higiene pessoal, para atender as famílias afetadas.

A Defesa Civil de São Paulo alerta para para chuvas intensas e contínuas, acompanhadas por descargas elétricas, fortes rajadas de vento e granizo em algumas regiões desta terça-feira (31) até sexta-feira (3). A recomendação é que se tenha atenção especial às áreas mais vulneráveis, pois há risco para deslizamentos, desabamentos, alagamentos e enchentes.

Na tarde de sábado (28), na Cidade Líder, na Zona Leste, um motociclista morreu após ter sido arrastado por uma enxurrada, assim como aconteceu em Goiás. O Corpo de Bombeiros foi acionado e localizou o corpo da vítima.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê grandes acumulados de chuva até 6 de fevereiro em áreas da Região Norte e entre os estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo e sul de Minas Gerais. Já em Roraima, e no norte de Minas Gerais e do Espírito Santo, e em grande parte da Região Nordeste do País, a previsão é de tempo seco na maioria dos dias.


Fonte: O GLOBO