Nos últimos quatro anos, a rede pública de saúde do Amazonas fez mais de 9 mil cirurgias de hérnia umbilical e inguinal

Nos últimos quatro anos, a rede pública de saúde do Amazonas fez mais de 9 mil cirurgias de hérnia umbilical e inguinal. Três hospitais do estado realizam o procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Saiba como agendar o atendimento.

Dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) apontam que, em quatro anos, mais de 9,3 mil cirurgias de hérnias umbilicais e inguinais foram realizadas no sistema de saúde pública do Amazonas.

O que são abdominais externas

As hérnias abdominais externas ocorrem por uma “falha” na musculatura que reveste a parede abdominal. Elas podem ser congênitas (de nascimento) ou adquiridas.

Conforme a SES-AM, as hérnias podem ocorrer na cicatriz umbilical, na região inguinal, na região inguino-escrotal (da virilha para a bolsa escrotal), na região femoral, na linha média do abdome, sobre cicatrizes de cirurgias abdominais, entre outras regiões.

"O principal sinal das hérnias de parede é o abaulamento (caroço arredondado) da região acometida, que piora com os esforços abdominais.A hérnia pode ser assintomática ou também causar algum desconforto, como dor", informou a secretaria.

Segundo o cirurgião-geral Júlio Flôres, algumas atividades de trabalho e de esporte, doenças e hábitos de vida, além do próprio envelhecimento natural, podem levar ao surgimento de hérnias.

“Em algumas situações ela fica tanto tempo presa e se tiver, por exemplo, conteúdo intestinal dentro da hérnia, ocorre uma necrose. É uma hérnia estrangulada e, nesse caso, o paciente tem um maior risco de complicações”, alertou o cirurgião.

Nesses casos, o médico orienta que o paciente procure imediatamente um pronto-socorro, uma vez que uma cirurgia de urgência pode ser necessária. A demora em procurar auxílio hospitalar pode acarretar complicações da doença, com risco de morte.

Como solicitar atendimento

A cirurgia é o único tratamento efetivo para a doença, que pode acometer homens e mulheres.

Para esses casos, as cirurgias são usualmente eletivas (programadas).


Pessoas que identificarem alguma anormalidade do tipo na região umbilical, virilha ou outro local devem procurar uma Unidade Básica de Saúde (UBS). No local, o paciente deve solicitar atendimento para unidades de saúde que realizam a cirurgia.

O agendamento é realizado por meio do Sistema de Regulação (Sisreg).

No Amazonas, há três locais que operam hérnias eletivamente pelo SUS:

Fundação Adriano Jorge,
Hospital Universitário Getúlio Vargas e
Hospital Delphina Aziz.

Fonte: G1/AM