Na terça, o sorteio foi suspenso a pedido da DPE, que solicitou mais transparência no processo. A Semed remarcou o sorteio para as 14h desta quinta. Passado o horário, a secretaria informou que o sorteio continuará suspenso

O sorteio de vagas em creches municipais de Manaus foi suspenso mais uma vez. Uma determinação da Defensoria Pública do Estado (DPE-AM) impediu a realização do sorteio, que tinha sido remarcado para esta quinta-feira (26).

Na terça-feira, a DPE solicitou providências sobre a metodologia aplicada para o sorteio. Segundo os defensores, é necessário que o processo seja mais transparente. Na ocasião, o órgão suspendeu a realização do sorteio, que antes estava previsto para ocorrer na quarta-feira (25).

Mas, no dia seguinte, a Secretaria Municipal de Educação de Manaus (Semed) remarcou o sorteio para as 14h desta quinta-feira. Passado o horário, a pasta informou que o sorteio segue suspenso.

De acordo com a Semed, uma nova reunião demandada pela DPE deve ocorrer nesta tarde, na sede da secretaria, na Zona Centro-Sul da capital.

O encontro contará com a participação de representantes da Procuradoria Geral do Município (PGM), Ministério Público do Amazonas (MP-AM), Comissão de Educação da Câmara Municipal de Manaus (CMM), da Semed e da Defensoria.

Atualmente, as 1.950 vagas disponíveis na rede municipal de ensino são sorteadas aleatoriamente, sendo 60% destinadas a participantes do CadÚnico e 40% para alunos em geral. Além disso, as inscrições foram realizadas apenas por meio eletrônico.

Fonte: G1/AM