Leandro Mathias está internado em São Paulo após ser atingido acidentalmente enquanto acompanhava a mãe em exame; laboratório afirma que ele descumpriu orientação e não informou que estava armado

Porto Velho, RO - Nesta quarta-feira (18), um homem de 40 anos foi internado em São Paulo depois de ter sido atingido por um tiro disparado pela própria arma durante uma ressonância magnética.

O campo magnético gerado pelo aparelho puxou a arma de sua cintura e provocou o disparo. Ele estava no laboratório acompanhando a mãe, que realizava o exame.

A vítima é Leandro Mathias de Novaes, advogado com perfil ativo nas redes sociais para divulgação de conteúdo armamentista.

Com cerca de 7.500 seguidores e quase 50 mil curtidas, ele costuma utilizar o TikTok para responder perguntas esclarecendo dúvidas de outras pessoas sobre porte de arma de fogo.

“Quanto vou gastar com advogado se usar minha arma em legítima defesa?”, “O que vou responder caso seja pego com arma municiada CAC?” e “Mesmo o cara arrombando o portão da sua casa, não pode atirar?” são algumas das questões que Leandro gravou vídeo dando seu ponto de vista.


Saiba quem é Leandro Mathias, advogado armamentista baleado pela própria arma durante ressonância / Reprodução

Em seu perfil também é possível encontrar publicação em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que defende o acesso da população às armas de fogo.

O post de Leandro mostra Bolsonaro protestando em Brasília a favor do porte de arma. “Em 2005, um deputado protestava sozinho em frente ao Congresso. Um guerreiro!”, escreve a legenda da foto publicada pelo advogado.

Especializado em Direito Penal e Processo Penal, Leandro Mathias atua em um escritório próprio na cidade de Cotia, na região da Grande São Paulo.

Em Cotia, ele preside a Comissão de Direitos e Prerrogativas da subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Juntas Administrativas de Recursos de Infrações (JARI).


Saiba quem é Leandro Mathias, advogado armamentista baleado pela própria arma durante ressonância / Reprodução

O acidente

Um homem de 40 anos de idade foi baleado nesta quarta-feira (18), em São Paulo, pela sua própria pistola, durante uma ressonância magnética.

De acordo com informações do boletim de ocorrência, a vítima acompanhava sua mãe durante a realização de um exame.

Durante o exame, o magnetismo puxou a arma que estava na cintura dele e deu um disparo na região do abdômen. O caso aconteceu Avenida Brigadeiro Luís Antônio, na região central de São Paulo, por volta de 16h30.

Segundo a Polícia Civil, ele havia assinado um termo de contraindicação de campo magnético para os acompanhantes.

O homem foi levado para o Hospital São Luiz, onde permanece internado.

O caso foi registrado como disparo de arma de fogo pelo 14º Distrito Policial, que requisitou perícia técnica ao Instituto de Criminalística.

“Arma não foi mencionada”, diz laboratório

O CURA grupo se pronunciou nesta quinta-feira (19) sobre o caso que aconteceu em seu laboratório nos Jardins, em São Paulo, e afirmou que a paciente e o acompanhante tinham sido orientados sobre a retirada de objetos metálicos.

“Reforçamos que todos os protocolos de prevenção de acidentes foram seguidos pelo time do CURA, como é de praxe em todas as unidades”, disse em nota.

“Tanto a paciente como o acompanhante foram devidamente orientados quanto aos procedimentos para acesso à sala de exame e alertados sobre a retirada de todo e qualquer objeto metálico. Ambos assinaram termo de ciência com relação a essa orientação”, acrescentou.

Segundo o CURA, “mesmo diante dessas orientações, a arma de fogo não foi mencionada pelo acompanhante, que entrou com o objeto na sala de exame por sua decisão”.

O grupo ainda afirmou que o advogado e sua mãe estão recebendo assessoria e acompanhamento, e o laboratório está colaborando com a investigação da polícia.

Fonte: CNN Brasil