Segundo o governo, foi a primeira grande vitória no campo de batalha

A Rússia disse nesta sexta-feira (13) que suas forças assumiram o controle da cidade mineradora de Soledar, no Leste da Ucrânia. Acrescentou que obteve sua primeira grande vitória no campo de batalha, após um semestre de reveses militares.

As forças russas capturaram a cidade, por muito tempo foco de intensos combates e bombardeios, na noite dessa quinta-feira, informou o Ministério da Defesa.

O ministério disse ainda que a conquista tornará possível cortar as rotas de abastecimento ucranianas para a cidade maior de Bakhmut, a sudoeste, e cercar as forças ucranianas remanescentes lá.

A Reuters não conseguiu verificar imediatamente a informação da Rússia, que veio após dias de silêncio sobre o destino da cidade.

O chefe do grupo mercenário russo Wagner informou na quarta-feira (11) que suas forças conseguiram a "libertação" completa da cidade de Soledar, afirmação negada pelo presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, que disse que os combates continuavam.

"A captura de Soledar foi possível pelo constante bombardeio sobre o inimigo, por assalto e aviação do Exército, forças de mísseis e artilharia de um agrupamento de forças russas", disse o Ministério da Defesa.

Mais cedo, a Ucrânia afirmou que suas forças ainda estavam resistindo em Soledar, após uma noite "quente" de combates, o que se tornou um dos campos de batalha mais sangrentos de toda a guerra.

Moscou busca sua primeira grande vitória depois de um semestre de retiradas humilhantes. Kiev diz que a Rússia está lançando cada vez mais tropas em uma batalha inútil por um deserto bombardeado.


Fonte: Agência Brasil