Encontro deverá ocorrer na próxima semana

Porto Velho, RO - O representante permanente da Rússia na Organização das Nações Unidas ONU), Dimitri Polianski, anunciou que o Conselho de Segurança da instituição fará reunião sobre a Ucrânia na próxima semana, a pedido de Moscou.

"Não vou entrar em detalhes sobre o que acontecerá no Conselho de Segurança - por nossa sugestão - sobre a Ucrânia no início da próxima semana: deixemos que os nossos opositores vivam na ignorância por enquanto", disse nessa quarta-feira (11) Polianski na plataforma Telegram.

A Rússia convocou ainda para 20 de janeiro outra reunião, esta informal, do Conselho de Segurança da ONU sobre o bombardeio ucraniano, em dezembro, de áreas controladas pelas forças russas na região de Donbass, no Leste da Ucrânia.

Segundo Polianski, a Rússia decidiu convocar a reunião porque hoje o Conselho de Segurança irá debater, a pedido do Japão, "o Estado de Direito entre as nações" e, nesta sexta-feira, a situação na Ucrânia.

O diplomata russo disse temer que a discussão aconteça com tons antirrussos.

"Os nossos antigos parceiros ocidentais farão todo o possível para provar que todos os problemas do mundo começaram precisamente em 24 de fevereiro de 2022. Claro que iremos nos opor", disse Polianski.

A ofensiva militar, iniciada em 24 de fevereiro pela Rússia na Ucrânia, já causou a fuga de mais de 14 milhões de pessoas -- 6,5 milhões de deslocados internos e mais de 7,9 milhões para países europeus -, de acordo com os mais recentes dados da ONU.

Fonte: Agência Brasil