Ao conceder o reajuste, a agência argumentou que as operadoras sofreram impactos significantes nos custos, principalmente no óleo diesel

O preço da travessia no Porto da Ceasa, na Zona Sul de Manaus, aumentou em 35%. O reajuste foi aprovado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) e já pode ser aplicado desde quarta-feira (25).

A travessa no Porto da Ceasa permite que Manaus se ligue à BR-319 pelo Careiro da Várzea e, depois, ao restante do país por via terrestre. Pelo terminal, passam, diariamente, passageiros e diferentes tipos de veículos, como carretas.

Manaus está em uma lista de 20 locais do país que tiveram reajustes nas travessias. Houve mudança em sete estados brasileiros.

A média de reajustes determinados pela Antaq foi de 17%. ""Vale lembrar que os valores são de preço-teto, podendo ser aplicado descontos por parte das empresas", disse a agência.

Segundo a Antaq, os reajustes foram aprovados após pedidos das empresas que operam o sistema de travessia. A agência afirmou que analisou o mercado onde os serviços são prestados, e aprovou o aumento para as 20 linhas.

No caso do Amazonas, o pedido foi feito pela empresa S M Navegação e Transporte Ltda., que conseguiu aumentar a tarifa em 35% para os serviços de transporte aquaviário prestados na travessia entre Manaus e Careiro da Várzea.

Ao conceder o reajuste, a agência argumentou que as operadoras sofreram impactos significantes nos custos, principalmente no óleo diesel.

"De abril de 2020 a julho de 2022 o preço do combustível aumentou mais de 114%. No que tange aos índices inflacionários, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – teve um reajuste de 19,83% – e o Índice Geral de Preços - Mercado (IGP-M) – aumento de 54,59%", citou a agência reguladora.

A Rede Amazônica tentou contato com a empresa S M Navegação e Transporte Ltda., mas não obteve retorno.

Fonte: G1/AM