Eleitores com idades entre 18 e 70 anos que não compareceram às urnas no 2º turno precisam justificar ausência. Justificativa pode ser feita de forma presencial ou online.

Porto Velho, RO - O prazo para justificar a ausência no 2º turno das eleições de 2022 à Justiça Eleitoral termina nesta segunda-feira (9) em Rondônia.

O voto é obrigatório para cidadãos com idade entre 18 e 70 anos. Os eleitores têm até 60 dias após o pleito para justificar a ausência.

Quem não justificar a ausência deverá pagar multa que varia de 3% a 10% do valor do salário mínimo, o equivalente a R$ 35,13.

Aqueles que não estiverem regulares com a Justiça Eleitoral não poderão tirar ou renovar passaporte, receber salário ou proventos de função em emprego público, prestar concurso público e renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, entre outras consequências.

Saiba como justificar ausência no 1º turno

Pela internet

Baixe o aplicativo e-Título no celular (Android e iOS)
Clique na aba "mais opções" ou acesse o Sistema Justifica
Explique as razões para o não comparecimento
Anexe um documento que comprove a ausência

Presencialmente

Preencha o formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral
Leve o formulário preenchido ao cartório eleitoral
Apresente, na entrega do formulário, documento de identificação com foto reconhecido por lei

O formulário pode ser obtido no portal do Tribunal Superior Eleitoral (download) e nos portais dos Tribunais Regionais Eleitorais (download).

Fonte: G1/RO