Operação nacional mira abusadores. Nesta quinta-feira (26), a PM cumpriu dois mandados de busca e apreensão no estado

A Polícia Federal no Amazonas (PF-AM) prendeu duas pessoas, nesta semana, durante uma operação contra abuso sexual infantil. Nesta quinta-feira (26), o órgão cumpriu dois mandados de busca e apreensão no estado.

De acordo com a PF, no Amazonas, a primeira prisão ocorreu na terça-feira (24), e a segunda na quarta-feira (25).

A Operação Rede de Proteção foi deflagrada pela Polícia Federal nesta quinta-feira (26), em todo o país. A ação busca reprimir crimes sexuais contra crianças e adolescentes.

Segundo a PF, as atividades da operação começaram nos primeiros dias deste ano, com o cumprimento de mandados de prisão de criminosos que já constavam do Banco Nacional de Monitoramento de Prisões (BNMP), mas ainda estavam em liberdade.

Simultaneamente, nesta quinta-feira, também houve a deflagração de operações centradas em crimes sexuais contra crianças por meio da internet. Os mandados estão sendo cumpridos por Delegacias e Superintendências de todas as Unidades da Federação.

O balanço da operação, até o momento, é de 57 mandados de prisão e 40 mandados de buscas cumpridos em todo o país. Também foram realizadas sete prisões em flagrante. "Os trabalhos seguem em andamento e novos balanços serão divulgados ao longo do dia", informou a PF.

Com a Operação Rede de Proteção, a PF quer retirar do convívio social pessoas investigadas, processados criminalmente e até condenados.

A Polícia Federal também coordena a Força-Tarefa de Identificação de Vítimas, composta por policiais federais e civis especializados em identificar vítimas a partir de imagens e vídeos. O objetivo é resgatar as crianças e adolescentes.

Diretoria de Combate a Crimes Cibernéticos

A Operação Rede de Proteção marca o nascimento da nova Diretoria de Combate a Crimes Cibernéticos da Polícia Federal (DCIBER/PF) e das Delegacias Especializadas no tema, dentro de cada uma das 27 Superintendências Regionais da Polícia Federal.

Fonte: G1/AM