Procurador-geral da República disse que até a próxima terça-feira decidirá sobre oferecimento de denúncia sobre os suspeitos de participar dos ataques

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), entregou nesta sexta-feira ao procurador-geral da República, Augusto Aras, uma representação com a identificação de 38 pessoas detidas pela Polícia Legislativa durante os ataques ao Congresso no domingo passado. O parlementar pediu que sejam tomadas providências para punir os golpistas.

Pacheco passou ao PGR uma lista de sugestões de medidas a serem tomadas, como, por exemplo, o pedido de prisão e de bloqueio de bens dos envolvidos. Tais ações, contudo, dependem de decisões judiciais. Aras disse durante o encontro que a PGR decidirá até a próxima terça-feira sobre o oferecimento de denúncia contra os suspeitos de participação nas invasões ao Congresso.

A identificação dos envolvidos foi mantida em sigilo pelo Senado.

— Nosso objetivo e nosso desejo é que haja o máximo de empenho do Ministério Público Federal, todo ele que é uno e indivisível, desde o procurador geral até as instâncias nos estados do Ministério Público Federal, para coibirmos em repreensão esses fatos e evitarmos que outros fatos possam acontecer a partir de algum sentimento de impunidade que possa surgir — disse Pacheco.

O presidente do Congresso também propôs ao PGR pleitear junto à Justiça o sequestro de bens e bloqueio de ativos dos acusados para o ressarcimento dos danos causados pelos vândalos. No Senado, a estimativa é de um prejuízo de cerca de R$ 3,5 milhões.

O procurador-geral, por sua vez, disse que o grupo estratégico criado para apurar os atos de 8 de janeiro vai trabalhar ao longo do fim de semana para que providências imediatas sejam tomadas a partir da representação elaborada pelo presidente do Congresso.

-- Nós vamos nos debruçar com rapidez e com a confiança de que é preciso responder aos fatos que o nosso maior valor constitucional é a democracia – disse Aras. -- Neste momento o nosso Ministério Público Federal está totalmente voltado para apuração dos responsáveis, identificação dos responsáveis e buscar a punição dos culpados – completou.


Fonte: O GLOBO