Todos os municípios do estado passaram a fazer parte do sistema.

Porto Velho, RO - Moradores do Amazonas já podem ligar para o Disque-Censo 137 e agendar o recenseamento do Censo 2022. Todos os municípios do estado passaram a fazer parte do sistema. Entenda como o serviço funciona.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), o serviço atende quem não respondeu ao questionário, incluindo nas residências onde o recenseador passou.

Disque-Censo

Os moradores de domicílios onde ninguém respondeu ao Censo 2022 devem ligar para o Disque-Censo 137.

O serviço estava sendo disponibilizado de forma gradativa nos municípios, de acordo com o andamento da coleta em cada local.

Agora os moradores de Manaus, assim como dos outros 61 municípios do Amazonas, também podem ligar para o 137.

A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer telefone fixo ou celular todos os dias da semana, das 8h às 21h30 (horário de Brasília).

"O 137 é um telefone disponibilizado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e configura um serviço de utilidade pública inédito na história dos censos demográficos do IBGE", ressaltou o instituto.

Com 96,5% dos setores de trabalho do Censo concluídos no Amazonas, a etapa final de coleta deve ser agilizada com o atendimento telefônico, que conta com 120 agentes censitários de pesquisa.

Em Manaus, 89,2% dos setores já foram concluídos.

A coleta do Censo começou em agosto de 2022 com recenseadores do IBGE visitando todos os domicílios, e continua, em fase de finalização e supervisão do trabalho, neste mês de janeiro de 2023.

Como funciona

Quem ligar para o número 137 responderá a algumas perguntas para identificar se, de fato, nenhum morador do domicílio respondeu à pesquisa. Os atendentes checam informações pessoais como telefone, e-mail, endereço, nome do informante e ponto de referência.

"O sigilo de todas as informações prestadas é garantido por lei", afirmou o IBGE.

Caso haja a confirmação de que nenhum recenseador tenha visitado o domicílio em questão, a entrevista será agendada.

A partir desse processo, será possível realizar o recenseamento das pessoas ainda não registradas e, com isso, reduzir ao máximo o nível de não resposta dos questionários.

Por que responder ao Censo é importante?

O Censo Demográfico é uma pesquisa que ocorre a cada 10 anos, em todos os municípios do país, com o objetivo de coletar dados que permitem traçar um retrato da população.

Com esses dados, é possível criar políticas públicas, assim como desenvolver pesquisas que são fundamentais para o crescimento do país.

"Vale lembrar que responder ao Censo é uma obrigação legal de todo brasileiro", enfatizou o IBGE.

Fonte: G1/AM