Militantes bolsonaristas invadiram o Congresso, o Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF), neste domingo.

Porto Velho, RO - O governador do Amazonas, Wilson Lima, e outras autoridades do estado divulgaram notas de repúdio contra a invasão e os atos de vandalismo ocorridos em Brasília, neste domingo (8). Militantes bolsonaristas invadiram o Congresso, o Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF).

Vídeos divulgados nas redes sociais mostram que eles depredaram o patrimônio público, quebrando vidros e móveis.

Wilson Lima (União Brasil) se manifestou nas redes sociais. "Repudio veementemente os atos antidemocráticos ocorridos em Brasília, neste domingo. É preciso respeitar a democracia. Não há espaço para violência. O momento é de união e paz para o Brasil avançar", disse o governador.

O prefeito de Manaus, David Almeida, também divulgou uma mensagem de repúdio nas redes sociais. "A democracia é um bem precioso a todos nós. Colocá-la em risco significa arriscar a própria solidez do país. Por isso, o meu repúdio a qualquer ato que atente contra a nossa Constituição. O Brasil precisa de paz e harmonia para seguir o seu caminho como uma grande Nação", publicou.


Prefeito de Manaus, David Almeida — Foto: Divulgação/Arquivo

O senador Omar Aziz (PSD) também fez críticas aos manifestantes. "Tristes cenas da falta de respeito à democracia ocorrem agora em Brasília. Radicais estão depredando o patrimônio público, invadindo o Congresso e pedindo golpe", escreveu.

Em uma postagem nas redes sociais, o senador Eduardo Braga (MDB) repudiou os vândalos. "Total repúdio aos atos golpistas em Brasília! Não há lugar para vandalismo na democracia. Sem falar q violência gera violência e que o 🇧🇷 e os brasileiros são os grandes prejudicados pela irresponsabilidade extremista. A punição tem que ser rigorosa. Chega de ódio e radicalismo!", afirmou.

O presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM), vereador Caio André (PSC), se manifestou em nota enviada à imprensa. Ele disse lamentar os atos antidemocráticos e de vandalismo. "Caio André defende que, independentemente de bandeira política, a democracia deve prevalecer em todas as esferas e que atos de violência não podem ser tolerados em nenhuma circunstância", afirma a nota.

De acordo com a Câmara, o presidente da Casa também defende "que os responsáveis pelo movimento violento sejam punidos".

Fonte: G1/AM