Em todo o país, foram 43 exonerações na Funai. Destituições ocorrem após governo federal decretar situação de emergência na Terra Indígena Yanomami

Quatro coordenadores regionais da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) no Amazonas foram exonerados dos cargos na edição do Diário Oficial da União (DOU), do dia 23 de janeiro. Na lista está o coordenador regional de Manaus.

Em todo o país, foram 43 exonerações na Funai. As destituições ocorrem após governo federal decretar situação de emergência na Terra Indígena Yanomami - território que enfrenta uma crise humanitária com a morte de crianças.

Os coordenadores exonerados no Amazonas são:

Francisco de Souza Castro - Coordenador Regional de Manaus;
Feliciano Borges Neto - Coordenador Regional do Rio Negro;
Fernando Queiroz de Freitas - Coordenador Regional do Médio Purus;
Jorge Gerson Baruf - Coordenador Regional do Alto Solimões

No Amazonas, a Terra Indígena Yanomami, que está em meio a grave situação de saúde e segurança alimentar, ocupa parte do território de São Gabriel da Cachoeira, cidade mais indígena do país.

Feliciano Borges Neto, que foi exonerado em meio à crise humanitária, era responsável pela Coordenação do Rio Negro, que abrange São Gabriel da Cachoeira e outros municípios amazonenses.

Roraima detém a maior parte da terra indígena e enfrenta um problema comum na região amazônica, o garimpo ilegal, apontado como uma das causas da crise humanitária.

Fonte: G1/AM