Agência de aviação tenta identificar causa do problema

Porto Velho, RO - As companhias aéreas dos Estados Unidos (EUA) esperam que as operações voltem ao normal nesta quinta-feira (12). A agência norte-americana de aviação (FAA) tenta identificar a causa da interrupção em sistema de computador, que impediu voos em todo o país, e trabalha para impedir que isso ocorra novamente.

Apesar disso, 511 voos nos EUA sofreram atrasos e 63 foram cancelados na manhã de hoje, segundo a FlightAware.

Ontem, mais de 11.300 voos foram atrasados ou cancelados, no primeiro episódio de suspensão de voos domésticos no país em quase duas décadas.

Grandes companhias aéreas dos EUA, como Delta Air Lines, United Airlines e Southwest Airlines, afirmaram que esperam operações normalizadas nesta quinta-feira.

A falha no sistema de computadores da FAA impediu que os aeroportos apresentassem avisos de segurança atualizados, que alertam os pilotos sobre perigos potenciais, como fechamento de pistas, interrupções de equipamentos e obras, o que forçou a interrupção dos voos.

Uma análise preliminar rastreou o problema em um arquivo de banco de dados danificado. Segundo funcionários da FAA, que não havia evidências de ataque eletrônico e uma investigação está em andamento.

Fonte: Agência Brasil