Bolsonaristas compartilham desinformação chancelada pela organização não governamental Ordem dos Advogados Conservadores do Brasil (OACB) como se fosse da entidade máxima de representação da advocacia

Em meio à repercussão dos atos terroristas que culminaram na depredação das sedes dos Três Poderes em Brasília no último domingo, parlamentares e nomes influentes da base bolsonarista compartilham informações falsas da organização não governamental Ordem dos Advogados Conservadores do Brasil (OACB) como se fossem da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) — entidade máxima de representação e regulamentação da advocacia no país.

O movimento que induz internautas à desinformação foi iniciado pelo deputado federal eleito Gustavo Gayer (PL-GO) na última segunda-feira. Na ocasião, ele afirmou via Twitter que advogados da OAB teriam deixado a prisão provisória da Polícia Federal (PF) e estavam "chocados com o fato de terem crianças presas". Na verdade, tratavam-se de profissionais da OACB.

A atitude foi repetida na tribuna da Câmara dos Deputados por Bia Kicis (PL-SF). Na ocasião, ela disseminou uma notícia falsa que, segundo ela, teria sido respaldada pela seção da Ordem dos Advogados do Brasil do Distrito Federal(OAB-DF).

— Acabo de receber uma notícia de que uma senhora veio a óbito hoje nas dependências da Polícia Federal. Não foi nas dependências da PM, não. Falo de uma senhora a quem foi negado comida e água e que, depois de horas, e horas, e horas a fio sendo destratada e descuidada, veio a falecer — afirmou Kicis na manhã de terça-feira na tribuna.

Posteriormente, no Twitter, a parlamentar pediu desculpas pelo equívoco e informou que a confirmação era, na verdade, da OACB. O grupo ganhou notoriedade em 2021 quando ameaçou processar qualquer pessoa que fizesse injúrias contra o então presidente Jair Bolsonaro (PL). À época, a OAB entrou na justiça contra a OACB por tentativa de uso indevido do nome da Ordem e infração disciplinar.

Também na terça-feira, o deputado federal eleito com mais votos no Ceará, André Fernandes, publicou a fake news da morte da idosa no ginásio da PF com o aval da OACB. "Crianças presas, idosos infartando, uma morte de uma senhora detida na PF confirmada pela OACB. Falta de água, comida e sanitários. Os vídeos que estão circulando são revoltantes", disse.

Desde domingo, a organização não governamental se colocou à disposição dos golpistas presos: advogados associados prestam serviço sem cobrar honorários. Nas redes sociais, a OACB também divulga notícias falsas como a narrativa de que os atos de vandalismo de domingo teriam sido realizados por infiltrados. 

"Não toleraremos atos de violência e baderna. Por outro lado, não abandonaremos quem não cometeu nenhum delito. A Ordem dos Advogados Conservadores do BRASIL – OACB está em Brasília e dará assistência gratuita a todos o Paraibanos", escreveu.


Fonte: O GLOBO