Os dados são da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), que também registrou aumento na quantidade de munições apreendidas

O número de apreensões de armas de fogo cresceu 12% no Amazonas em 2022, na comparação com o ano anterior. Fuzis e submetralhadora estão na lista. Os dados são da Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM), que também registrou aumento na quantidade de munições apreendidas.

Os dados do Centro Integrado de Análise de Estatística (Ciesp) mostram que, ao longo de 2022, as forças de segurança apreenderam 1.522 armas. Em 2021, foram retirados de circulação 1.360 exemplares.

Do total de armas apreendidas no ano passado, 1.325 eram do tipo revólver, pistolas, fuzis, dentre outras marcas, e 197 armamentos de fabricação caseira.

Em fevereiro de 2022, a Secretaria Executiva Adjunta de Operações (Seaop) chegou a apreender um fuzil AR15, uma submetralhadora, além de um revólver calibre 38 e uma pistola calibre 380.

Segundo o secretário de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), general Carlos Alberto Mansur, as armas de fogo foram retiradas das mãos de criminosos. "Conseguimos um número alto de apreensões que, consequentemente, acaba refletindo na diminuição de indicadores criminais", disse.

Munições

No ano passado, foram retiradas das mãos da criminalidade 13.279 munições. O crescimento foi de 16,7%% em relação ao ano anterior, quando foram apreendidas 11.378 munições.

Fonte: G1/AM