A Semsa divulgou os endereços, além dos dias e horários das unidades de referência da capital.

Porto Velho, RO - Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Manaus oferecem a BCG (Bacilo Calmette-Guérin), vacina que protege contra formas graves de tuberculose. Confira os endereços, além dos dias e horários da oferta.

Nesta semana, a UBS Áugias Gadelha, localizada na Rua 15, s/nº, Cidade Nova 1, Zona Norte, passou a disponibilizar a vacina BCG.

A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) reorganizou as unidades de referência para o imunizante após a UBS Armando Mendes, na Zona Norte, entrar em reforma.

De acordo com subsecretário de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, o imunizante é centralizado em quatro unidades de saúde em diferentes dias da semana. A distribuição busca evitar o desperdício de vacinas, conforme recomendação do Ministério da Saúde.

"Desde junho deste ano, a secretaria está com esse fluxo da vacinação da BCG, visto que o frasco da vacina contém dez doses com validade de apenas seis horas após a abertura", explicou.

Endereços, dias e horários de atendimento

A vacina é ofertada em unidades de referência, em diferentes dias da semana, sempre das 7h às 13h:

às segundas-feiras, a vacina é ofertada na UBS Leonor Brilhante, na Zona Leste;
às quintas-feiras, na UBS Mansour Bulbol, Zona Oeste,
às quartas-feiras, na UBS Áugias Gadelha, e
às sextas-feiras, na policlínica Castelo Branco.

Às terças-feiras, a vacina BCG é levada à zona rural, por meio de busca ativa.

"As maternidades públicas da capital aplicam a vacina diariamente, até 24 horas após o nascimento dos bebês, com exceção do hospital Chapot Prevost, na Zona Leste, que oferta o serviço por agendamento. Por conta disso, a demanda nas UBSs é pequena, onde são recebidos bebês nascidos em maternidades privadas, ou que ainda não receberam a vacina por outro motivo", informou Djalma Coelho.

As maternidades Samel e Unimed, da rede particular, também realizam agendamento e recebem as doses da Semsa para atender os bebês nascidos em suas unidades.

Indicação

A vacina BCG protege contra formas graves de tuberculose e deve ser administrada em recém-nascidos, mas pode ser feita em crianças de até 4 anos de idade que ainda não tenham recebido o imunizante.

A BCG foi incluída, em 1977, no Calendário Nacional de Imunização, e é ofertada gratuitamente através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Além dos recém-nascidos, a vacina é recomendada para as pessoas que tiveram contato permanente e prolongado com alguém que recebeu o diagnóstico de hanseníase, conforme avaliação de doses anteriores (primeira dose ou reforço).

Fonte: G1/AM