Não há relado de vítimas, mas há possibilidade de danos materiais

Porto Velho, RO - Um tremor de 6,4 na escala Richter atingiu a costa norte da Califórnia nesta terça-feira (20). Mais de 55 mil casas e lojas ficaram sem eletricidade. As autoridades norte-americanas já descartaram o risco de tsunami após este abalo.

Segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, o terremoto ocorreu a uma profundidade de 16,1 quilômetros.

O sismo teve origem em um local a 12 quilômetros da cidade de Ferndale,que tem 15 mil pessoas.

Depois do abalo, foram registrados mais de uma dúzia de réplicas na mesma área.

Em uma avaliação preliminar, o Serviço Geológico dos Estados Unidos disse que a probabilidade de mortes ou feridos é baixa, mas há possibilidade de danos materiais.

O sistema norte-americano de alerta de tsunamis disse, entretanto, que não há risco deste fenômeno após o terremoto.

Segundo órgãos de comunicação locais, a patrulha rodoviária da Califórnia está recebeu relatos de fissuras na ponte Ferndale, sobre o rio Eel.

O Estado da Califórnia é regularmente abalado por terremotos. Os especialistas dizem ser quase certo que a região será palco de um abalo capaz de causar destruição generalizada nos próximos 30 anos.

Em 1994, um terremoto de magnitude 6,7 ocorrido em Northridge, a noroeste de Los Angeles, matou pelo menos 60 pessoas e causou danos estimados em US$ 10 bilhões de dólares, enquanto um terremoto de 6,9 em São Francisco, em 1989, tirou a vida de 67 pessoas.


Fonte: Agência Brasil