Ele descumpriu condições impostas para a liberdade.

Porto Velho, RO
- A Polícia Federal prendeu novamente, na terça-feira 20, Ruben Dario da Silva Vilar, conhecido como “Colômbia” e suposto mandante da morte do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips, em junho. Além de ser investigado pela participação nos homicídios de Bruno e Dom, Vilar responde a outro processo criminal, por ser líder de uma associação criminosa que comanda a pesca ilegal no Vale do Javari, terra indígena no Amazonas.

Em nota, a PF informou que a Justiça Federal de Tabatinga (AM) decretou nova prisão de Vilar, por descumprimento das condições impostas na decisão em que obteve liberdade provisória. Um oficial de Justiça teria tentado entregar-lhe uma citação do processo, mas Vilar não estava no endereço informado por sua defesa. E a provável dona do imóvel disse que o suspeito não residia lá.

Vilar foi encaminhado para a audiência de custódia e, em seguida, retornaria ao sistema prisional. “Para evitar nova fuga, a PF irá solicitar o seu encaminhamento a um presídio federal de segurança máxima”, afirmou a PF, na nota.

Vilar foi libertado em outubro, depois de pagar fiança de R$ 15 mil. Na ocasião, a Vara Federal Cível e Criminal de Tabatinga aceitou o argumento da defesa de que não haveria motivo para mantê-lo preso, por ter residência fixa e ocupação lícita como empresário do ramo da pesca. Vilar estava em liberdade provisória com o uso de tornozeleira eletrônica.

Seguem presos, ainda, Amarildo Costa de Oliveira, conhecido como “Pelado”, réu confesso do crime; Jeferson da Silva Lima, conhecido como “Pelado da Dinha”, e Oseney da Costa de Oliveira, o “Dos Santos”, irmão de Amarildo.


*Com informações da Revista Oeste