Dado é da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo).

Manaus, AM - As fabricantes de bicicletas instaladas no Polo Industrial de Manaus (PIM) produziram 53.134 unidades em novembro deste ano, uma queda de 28,3%. Dado é da Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), que acredita em um cenário mais favorável em 2023.

De acordo com a associação, o volume é 28,3% menor às 74.078 unidades registradas no mesmo mês do ano passado e 2,9% inferior ao total produzido em outubro (54.720 bicicletas).

De janeiro a novembro, 584.464 bicicletas saíram das linhas de montagem do Polo de Manaus, o que corresponde a uma retração de 19,3% na comparação com o mesmo período do ano passado (723.950 unidades).

O vice-presidente do segmento de bicicletas, Cyro Gazola, afirma que as fabricantes mantêm os ajustes programados em suas linhas de produção para se adequar à nova demanda do mercado, que pede por modelos de médio e alto valor agregado.

"Essas mudanças, que exigiram ajustes em toda a cadeia logística, não refletiram nos negócios do varejo”, explicou. “Os centros de distribuição e a lojas estão abastecidos para atender à demanda neste final de ano que costuma ser alta”, reforçou.

Gazola enfatizou que a bicicleta é cada vez mais procurada pelas pessoas que querem utilizar um meio de transporte mais sustentável e econômico, fugindo do trânsito nas cidades.

"Os ganhos não ficam restritos a uma melhor mobilidade urbana. Há, ainda, a inclusão social e os benefícios para a saúde, como a melhora do condicionamento físico e a redução dos níveis de estresse", completou.

O executivo acredita que o segmento de bicicletas passará por um cenário mais favorável em 2023. "Teremos um novo governo e, embora existam incertezas quanto ao direcionamento da economia, apostamos num cenário positivo em relação à retomada do poder aquisitivo da população", disse.

Fonte: G1/AM